quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Velho e a Jabuticabeira - Autor Desconhecido

* O velho e a jabuticabeira *



Um velho estava cuidando de uma planta,
Com todo amor e carinho.
Quando um jovem foi chegando,
Se aproximando de mansinho
Tomou coragem e perguntou:
- O que está fazendo vovô?
Tão concentrado, ai caladinho.

O velho então respondeu:
- Estou cultivando uma jabuticabeira!
- E ela demora muito tempo para dar?
Ou é uma planta ligeira.
- Pelo menos uns quinze anos.
Ou até mais se não me engano.
Mas é uma fruta de primeira.

- E o senhor ainda espera,
Viver tanto tempo assim?
- Indagou o irônico rapaz!
- Não, acho que está próximo o meu fim.
Não creio que viva mais tanto tempo!
Mas também não me lamento
E nem quero que fiquem tristes por mim.

- Então, que vantagem leva com isso?
Plantar e não poder colher.
- Nenhuma vantagem,
Exceto o de saber!
Que ninguém comeria jabuticabas
Ou plantas cultivadas
Se todos pensassem como você.

Não importa se teremos,
Tempo suficiente para ver.
Mudadas as coisas pelas quais lutamos,
E trabalhamos para valer.
Mas... Façamos sempre a nossa parte!
E não vivamos em contraste,
Que tudo tem o tempo de acontecer.

Autor Desconhecido

Um comentário:

Vera do sulllll disse...

Olá!
Lindo poema... Não podemos dizer o que faremos amanhã pois este dia a Deus pertence... podemos sim... plantar amor, carinho e árvores e o dia de amanhã ,já estará sendo hoje.
Bjs