terça-feira, 21 de agosto de 2012

Inhame um alimento fantástico


Resolvi fazer esta postagem para mostrar a quem não conhece e aqueles que não gostam do inhame a força desta raiz na nossa alimentação.

Eu gosto demais mas quando pequena não comia de jeito nenhum. Hoje existem receitas maravilhosas de inhame que pretendo ir postando para vocês.

As informações abaixo foram tiradas do Corre Cotia -
http://correcotia.com/inhame/

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.

FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês ou cará chinês).

A FOLHA PARECE COM A TAIOBA
É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada. Às vezes pinica muito, como a taioba, que às vezes não pinica.

Vejam como é linda a plantação de inhame.

SE PINICAR É PORQUE TEM MUITO ÁCIDO OXÁLICO
que se apresenta em forma de cristaizinhos finos como agulhas e, nesse caso, não deve ser comido cru. Como há muita variação nos cultivares de inhame, o conteúdo de ácido oxálico (que pode dar pedra nos rins e dificultar a absorção de cálcio e ferro) também varia. O inhame branco japonês parece ser o mais apurado de todos, com teor baixíssimo do ácido.

EMPLASTRO DE INHAME PUXA TUDO:
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.

A DENOMINAÇÃO CORRETA PARA ESTE INHAME É TARO
Em latim nosso herói se chama Colocasia esculenta (sinônimo Colocasia antiqua), da família Araceae, enquanto o inhame-do-norte e o cará são da família Dioscoreaceae. Como na maior parte dos lugares a denominação inhame se refere à turma da Dioscorea, e o nome predominante da Colocasia pelo mundo afora é taro, no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e do Cará foram propostas e aprovadas as denominações de Inhame para Dioscorea e Taro para Colocasia, uniformizando os termos brasileiros com a denominação internacional, de acordo com os relatos dos pesquisadores Santos, E.S., Cereda, M.P., Pedralli G. e Puiatti, M. (Denominações populares das espécies de Dioscorea e Colocasia no Brasil. Tecnol. & Ciên. Agropec., João Pessoa, v.1, n.1, p.37-41, set. 2007).

A receita que posto agora é de NHOQUE DE INHAME que é uma delícia, vocês vão gostar muito e se não disser do que é duvido que alguém descubra, bom apetite!


Ingredientes:
500 g de inhame cozido em água e sal
2 colheres (sopa) de leite de coco
50 g de manteiga
100 g de queijo parmesão ralado fino
100 g de farinha de trigo
Sal a gosto
Sal, azeite, alho, cebola e folha de louro a gosto (para cozinhar os nhoques)
Gergelim torrado a gosto

modo de preparo

Passe o inhame cozido em água e sal (ainda quente) pelo espremedor de batatas.

Deixe esfriar.

Misture o leite de coco, a manteiga, o queijo parmesão ralado fino e a farinha de trigo.

Acerte o sal.

Amasse até soltar das mãos.

Numa superfície enfarinhada, faça rolinhos (polvilhe farinha de trigo, se necessário) e corte os nhoques do tamanho desejado.

Numa panela com água fervente, sal, azeite, alho, cebola e folha de louro a gosto, cozinhe os nhoques.

Sirva com molho de cenoura (ou de sua preferência) e salpique gergelim torrado a gosto.

Fonte: Receitas.com
http://correcotia.com/inhame/



Um comentário:

Vera do sullllll disse...

Olá!
Já tentei fazer em forma de sopa...ma acho que como nhoque deve ficar melhor...
Bjs lindona do LEME!✿