quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sugestões para o seu Natal


Hoje estou atrasada mas hoje já é 1 de dezembro a correria já começou e não podemos perder tempo, vamos postar mais algumas receitinhas para quem quiser testar antes do Natal para ver se aprova.
Estas de castanhas portuguesas são da minha amiga Silvana de Petrópolis, amo castanhas e tem que estar no meu dia 25 senão nem levanto da cama rs,rs,sr, é verdade, rabanadas e castanhas neste dia são fundamentais para minha alegria de gulosa que sou!


CASTANHAS PORTUGUESAS
Lavo muito bem as castanhas, corto as duas pontas dela e faço uma água bem doce e coloco para cozinhar na pressão, algumas abrem totalmente e as outras é só puxar a casca que saem deliciosas , tem gente que gosta com sal é só salgar a água.
Agora vamos as receitas:

FAROFA
1 cebola picada
100 gramas de manteiga
300 gramas de bacon em fatias
1 xícara de nozes picadas
4 colheres de sopa de uvas passas brancas
15 unidades de castanhas portuguesas picadas
60 gramas de damasco
4 colheres de sopa de uvas passas escuras
Meio quilo de farinha de mandioca crua
Sal e azeite a gosto
Cozinhe as castanhas portuguesas em água fervendo com sal e após esfriar, descasque-as e pique-as. Em uma panela, frite bem o bacon até dourar, derreta a manteiga e refogue a cebola. Acrescente as frutas secas e as castanhas e continue refogando. Tempere com sal, junte a farinha de mandioca de uma só vez e mexa muito bem. Deixe no fogo até a farinha ficar levemente torrada.

PASTA DE CASTANHAS PORTUGUSAS
1 quilo de castanhas portuguesas
4copos de açúcar
2 copos de água
1 fava de baunilha
Cozinhe as castanhas até que fiquem macias. Enquanto isso prepare a calda em outra panela,juntando água, açúcar e a fava de baunilha. Descasque as castanhas sem grandes cuidados, pois elas virarão uma pasta. Depois juntes á calda e deixe cozinhar por uns 20 minutos, sempre em fogo baixo. Retire do fogo e deixe esfriar.
( por Rafaela Suassuna)

Esta é do site CYBER COOK.

Ingredientes

40 unidade(s) de castanha portuguesa grande(s)
quanto baste de açúcar

Modo de preparo
Escolha 40 castanhas bem grandes e robustas. Tire as cascas grossas e retire as peles, deitando-as em água fervendo e deixando amolecer. Trabalhe sem deixar a água esfriar. Feito isso, coloque as castanhas, duas a duas, em quadrados de filó, e amarre com linhas, como trouxinhas.
Então, pese as trouxinhas e, com o mesmo peso, pese a quantidade de açúcar. Deite as castanhas num tacho cubra com bastante água morna e deixe cozinhar até ficarem bem tenras, que cedam ao apertar com os dedos.
Do açúcar, faça uma calda em ponto de pasta, com uma fava de baunilha. Escorra as castanhas e deite-as bem quentes na calda também quente, leve-a a tomar ponto de novo e guarde. No dia seguinte, repita a operação, juntando 1/2 kg de açúcar e guarde. No terceiro dia, leve o tacho ao fogo, apure mais o ponto e retire as castanhas para uma peneira. Junte as partidas, a fim de colocá-las com a calda. Leve de novo a calda ao fogo, tome ponto de açúcar e enrole-os em papel alumínio.
No dia seguinte o açúcar se funde e elas ficam no ponto.
No Brasil é difícil obter-se Marrons Glacês perfeitos, porque só importamos "chataignes", enquanto na Europa os marrons glâces são grandes e redondos.

3 comentários:

Betty Gaeta disse...

OI Rosana,
Minha netinha tem 3 aninhos, mas a vovó aqui ainda se equilibra bem num salto 11!
:)))
Não sei cozinhar nadica!
Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Vera do sullllllll disse...

OLá!
As castanhas portuguesas ,lembram da minha infância.... Saboreava na chácara de um vizinho...
Hoje é difícil encontrar , aqui no sul.... Tenho muita SAUDADE.
Bjs, tenha um lindo final de semana.

Rosana Soares Brigagão disse...

Vera aqui no Rio vc encontra em qq supermercado, depois do Natal cai pela metade do preço, compro demaisssssssssss, todos em casa gostam mtoooooooooo!
beijinssssssss menina do sullllllllll