quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Cinco doces para comer sem culpa


Eu me considero a própria formiguinha porque sou louca por doces não sei se isto é sorte ou azar o que eu sei é que a balança vai subindooooo, subindooooo e temos que dar uma parada para que não exploda.

Minha irmã que é nutricionista publicou ontem este artigo no blog dela e achei as sugestões excelentes para as gulosinhas como eu, sei que vai ajudar vocês.

Meu preferido são as compotas de frutas mas totalmente sem açucar, fica mesmo somente o açucar das frutas que é mais do que suficiente, ficam muito saborosas mas escolha as frutas mais durinhas porque senão desmancham e coloquem no meio delas ameixas pretas e damascos vocês vão ver a delícia que terão para matar a vontade de comer doces, boa sorte porque agora vou para o fogão preparar a minha compota especial!
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Mousse de maracujá: opção pouco calórica e deliciosa
Já houve o tempo em que fazer dieta consistia em combinar disciplina com matemática. Disciplina para se manter fiel às rigorosas regras impostas por nutricionistas e médicos. E matemática para contar calorias e ver se a soma delas seria menor que os gastos calóricos do dia. Emagrecer era como um desafio militar.

Funcionou para muitas pessoas, embora inúmeras outras tenham desistido no caminho. E pior: cada desistência representava um sério risco de efeito sanfona. Perdia-se um pouco de peso no início, mas depois tudo era recuperado com até alguns quilinhos a mais de brinde.

Hoje, a estratégia de muitas nutricionistas é diferente, um pouco mais, digamos, permissiva. Não é preciso tanta rigidez para emagrecer ou manter o peso desejado. Comer é algo prazeroso e isso não pode ser negado. Comer é também algo necessário para a saúde, algo que deve ser feito com equilíbrio para suprir as necessidades do corpo.

“Contar calorias não é mais o objetivo da nutrição, temos que levar em conta as vitaminas, minerais, fibras e tornar isso tudo prazeroso e parte da alimentação diária”, explica a nutricionista Mariana Froes, do Centro Multidisciplinar da Dor (CMD), no Rio de Janeiro.

E o melhor de toda a história é que não precisamos excluir a sobremesa de nossas refeições. Isso mesmo. Um docinho depois do almoço ou do jantar não faz tão mal para o corpo, nem pesa tanto na balança. Basta saber quais doces escolher e quanto deles você pode aproveitar.

Os doces podem até ser apreciados como refeição intermediária, entre almoço e jantar, como lanche da tarde. Afinal, uma das principais recomendações para se manter em forma hoje em dia é fracionar as refeições. Uma dica interessante é comer uma fruta antes de saborear o doce.

Como controlar colesterol e triglicérides sem remédios
“Isso pode aumentar a saciedade. Assim a pessoa ingere menos doce, e essa ingestão é feita mais pelo prazer do que pela fome”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva.

Nos doces mais calóricos, típicos de final de ano, a especialista recomenda substituir o creme de leite por creme de soja. “A receita fica muito parecida”, garante. E também vale usar leite condensado light para reduzir a quantidade de calorias.

O iG Saúde ouviu nutricionistas e separou cinco sugestões de doces para comer sem culpa. São alternativas com bons valores nutricionais, que também ajudam a manter a pele bonita e previnem doenças. Veja só:

Pedaços de frutas realçam o sabor da gelatina e deixam a sobremesa mais atraente.

Gelatina de frutas
Acrescente pedaços de frutas em potes pequenos ou grandes de gelatina. A fruta não precisa ser necessariamente a mesma do sabor da gelatina. Gelatina de morango combina com outras frutas vermelhas. Já a gelatina de abacaxi pode se sair bem com pedaços de frutas cítricas.

Musse de maracujá
Parece mentira, mas dá para aproveitar um belo musse de maracujá sem precisar sentir culpa depois. Primeiro, troque o leite condensado por leite condensado light. Depois, use creme de soja em vez de creme de leite. Como o sabor do maracujá é muito forte, ele irá predominar na receita, apesar das alterações. Cítrico e geladinho, combina com o verão. Só não coma mais do que uma porção (cerca de 4 colheres de sopa).

Frutas em calda ou compotas
Os dois grandes atrativos destes doces são variedade e praticidade. “Várias frutas já são comercializadas neste formato e também é possível prepará-las em casa”, observa a nutricionista Vanderlí Marchiori. Elas são ricos em vitaminas e capazes de satisfazer o desejo por doces, mas sem ser carregadas em calorias. Mesmo assim, a recomendação é desfrutar sem exageros.

Sorvete de banana com cacau: receita simples e refrescante
Picolés de frutas e sorvete natural de banana
Esses são os sorvetes menos calóricos que existem. E não precisa ser diet. Cada unidade tem entre 60 e 110 calorias, dependendo da marca e da fruta que dá base ao sorvete. Dá para comer sem tanta paranóia. Só evite as coberturas e outras combinações, pois elas podem triplicar o número de calorias do sorvete. “São boas opções para o verão”, ressalta Vanderlí.

Outra alternativa é o sorvete natural de banana. "Congele bananas maduras com casca, em papel manteiga. Tire a casca, bata no liquidificador com cacau e consuma imediatamente", ensina Mariana.

Bomba de chocolate
Se você gosta de chocolate, coma chocolate. Para que se privar deste prazer? Esse doce delicioso tem também seus atrativos nutricionais. Ele pode ajudar na produção de serotonina, que proporciona sensação de bem-estar e até ameniza sintomas da TPM. Chocolate ainda contém antioxidantes, substâncias que retardam o envelhecimento das células e favorecem o sistema circulatório. Por fim, uma bomba de chocolate tem menos calorias do que você imagina. São cerca de 300, dá para queimar em 30 minutos de corrida. Só não vale comer todo dia, ser sedentário e ainda querer emagrecer. Ai, é pedir demais, não?

FONTE: Blog - http://www.nuttrisaude.com.br/2011/11/cinco-doces-para-comer-sem-culpa.html?spref=fb

3 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
Adorei as dicas! Aquele sorvete de banana com cacau é mega fácil de fazer. Até eu (que sou uma topeira) consigo!
Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc e vou ficar muito feliz se vc tb me seguir.
Beijos 1000 e uma 4ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Rosana S. Brigagão disse...

Querida, seja bem vinda a minha casinha, é uma alegria fazer novos amigos e saber que está curtindo o meu trabalho, fico superrrrr feliz viu?
Pode deixar que irei te visitar com certeza, dá para coar um cafezinho ou precisa de RECEITA??rs,rs,rs,rs,rs dia mtooo feliz para vc e volte sempre!

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
Obrigada por ter retribuído a visitinha. Adorei! É sempre bom ganhar uma nova amiga.
Beijos 1000 e um meio de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com