sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Café da Manhã – Breakfast


A refeição que eu mais curto é o café da manhã que segundo os médicos , nutricionistas é a mais importante do dia.

Acho que é uma característica das Minas Gerais onde meus pais nasceram, viveram até que se casaram e vieram para o Rio de Janeiro porém quando chegou a hora de me trazer ao mundo lá fomos nós para casa de meus avós para que viesse ao mundo “mineiríssima” como toda a família e sou muito grata a eles por isto porque amo SER MINEIRA!

Na casa de meus avós maternos e paternos a mesa do café era aquela belezura, fartura de quitandas como chamam em Minas as broas de fubá, pães de queijo, bolos de milho, roscas, queijos minas fresquíssimos, café moído na hora, manteiga feita na nada do leite ( hoje o nosso leite nem forma mais nata de tão aguado) mas o mais gostoso mesmo era sentarmos naquela mesa rústica enorme com um banco de cada lado onde cabiam pelo menos meia dúzia de pessoas em cada um e a prosa ia longe sÔ!


Mió de tudo é que sempre chegavam os cumpadres, comadres e a mesa ia só crescendo e a prosa mais animada com as novidades que na época vinham através da rádio local e aí já sabiam quem havia nascido, morrido, horário dos velórios, casamentos, batizados, tenho tudo isso muito fresquinho na memória, me vejo naquela mesa com tantos amados que agora tomam seus cafezins nas estrelas, eita sardade marvada!

Ano passado em Julho passei uns dias na minha cidade São Sebastião do Paraíso na casa de uma amiga muito querida e eis que de repente chegam seu irmão, cunhada e sobrinho pititinho lindo de viver e aí a farra começou, nossos cafés da manhã se estendiam até mais ou menos às onze da manhã porque se tem uma coisa que mineirins não se furtam é de uma boa prosa e a nossa que trem bão iaaa... já combinamos que até o fim do ano vamos nos reunir naquela mesa de novo para mais prosa e boas gargalhadas.

Quando meus filhos, noras, Joaninha nos reunimos é sempre uma alegria seja no café da manhã, almoço ou jantar os causos estão sempre na prosa, reunir queridos a mesa é sempre uma grande festa mesmo que naquele momento não exista um motivo, uma data mas existe sempre a alegria de estarmos juntos, o amor e a amizade são os principais temperos para os nossos cafezinhos.

Se você não tem o hábito de reunir a família para o café da manhã experimente e verá que momento especial é este, seu dia será muito mais feliz.
Boa sexta-feira para todos, Paz e Alegrias para vocês.



Fotos: GOOGLE

3 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

É mesmo, a melhor refeição do dia.
Conheço bem, o café da manhã mineiro (eu ia muito a Juiz de Fora, em casa de amigos, quando morava no Rio).
O nosso aqui, no Ceará não está tão longe (em iguarias) do café das Minas Gerais (que amo tanto quanto!)...

Gostei, demais da conta, sô!
Beijos, Rô...

Anajá Schmitz disse...

Olá, que legal ter esse habito e se for para reunião a família melhor ainda, aqui em casa só café da tarde, cada um levanta num horário, o almoço é sagrado.
É bom visitar a cidade da família.
Tenha um ótimo final de semana.

a vizinha disse...

Também adoro um bom café da manhã,,, se tiver um bolo de milho quentinho , ovos mexidos, pão na chapa, café com leite e um papo daqueles de levar horas , ai que coisa boa!!!