quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Memória nota dez

Memória nota dez
Cinco coisas que você precisa parar de fazer para ter uma boa memória
 
 
Memorizar com precisão datas, nomes, fatos e acontecimentos específicos é o desejo de muitas pessoas. Poder não só lembrar, mas dar detalhes e informações precisar do que já passou. Algumas pessoas são capazes de fazer com muita facilidade esse resgate mental de fatos e/ou informações, porém, outras pessoas não conseguem. Há quem diga que tem ótima memória e que consegue se lembrar sem esforço, mas muitos não são tão bons de recordar assim.

O QUE É: A memória é a capacidade de acessar as informações guardadas. Com isso, é através do uso da memória que uma pessoa é capaz de se comunicar, se relacionar com as pessoas a sua volta, trabalhar, se divertir, etc.

DICAS: Selecionei cinco coisas que você deve parar de fazer para ter boa memória:

1) Deixe de lado a ideia de que quem faz duas coisas ao mesmo tempo é mais eficiente do que quem faz uma de cada vez. Fazer muitas coisas juntas atrapalha a memória. Se você quer memorizar melhor, preste atenção no que está fazendo com total concentração e foco. Ações paralelas independem o foco adequado para o resultado satisfatório.

2) Deixe a ansiedade para trás, treine até aprender a prática do relaxamento físico e mental, da meditação, e respiração tranquila e serena, assim a memória tende a ficar melhor.

3) Pare com os pensamentos negativos. Pensar de forma triste ou ruim só piora a vida e a memória. Se você está passando por algum período conturbado da vida e precisa de ajuda, não deixe de procurar um profissional adequado para orientá-lo a solucionar o que for preciso. Paz mental é fundamental para uma boa memória.

4) Evite fazer atividades sem intervalo. Se você é daqueles que fazem o que precisa ser feito sem dar uma pausa para descanso e reabastecimento de energia, saiba que isso tende a gerar desgaste e pode piorar a capacidade de memorização.

5) Pare de insistir com você em memorizar alguma coisa em momento de grande estresse. Situações extremantes estressantes dificultam o processo de gravar, recordar e processar a informação como um todo. Por isso, é importante cuidar da serenidade dentro do cotidiano de cada um. Afinal, a vida de modo geral é mesmo feita de muitos estímulos e acontecimentos.

ALERTA: Algumas doenças como depressão, ansiedade, alterações hormonais são capazes
de interferir na capacidade de memorizar os fatos e acontecimentos. É importante uma avaliação de um profissional qualificado para que não haja dúvidas num possível diagnóstico e tratamento.

TRATAMENTO:
Psicoterapia é uma ótima ferramenta de cura. São varias as teorias e formatos de tratamento.

Escolha focar na solução de questões práticas e pontuais do que você precisa, como por exemplo, ao invés de querer melhorar a memória como um todo, comece com questões pontuais e especificas. Técnicas de PNL, hipnose, EMDR, coaching de vida são excelentes aliadas no processo terapêutico, pois são focas na solução e praticidade.

Sucesso naquilo que busca e até breve!

Adriana de Araújo

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
 
Fonte: http://www.maisde50.com.br/editoria_conteudo2.asp?conteudo_id=8948

 

Nenhum comentário: