terça-feira, 17 de abril de 2012

Dicas da Vovó


Sempre me dei muito bem com pessoas mais velhas, adoro conversar com eles e ouvir os "causos" e aprender um pouco de tudo, como são sábios não é verdade?

Hoje só me resta um tio, o irmão mais novo do meu pai e conversar com ele é algo muitooo especial, gostoso, eita homem culto, inteligente, bom demais estar com ele!
Outro dia fomos ao cinema assistir "XINGU", filme que ninguém deve perder, saimos do cinema querendo assistir novamente este filme primoroso, o cinema nacional mudou para melhor e nos orgulha com seus belíssimos lançamentos.

Depois do cinema fomos almoçar, papo vai, papo vem e quando olhamos no relógio já eram 19.30 hs, ficamos ali pelo menos umas quatro horas numa conversa simplesmente deliciosa, enriquecedora e também muito divertida porque os assuntos foram de política a fatos pitorescos das nossas vidas.

Minhas avós faleceram eu era muito criança e ainda não tinha noção da importância delas nas nossas vidas, adoraria entrar num túnel do tempo, poder conversar com as duas hoje porque tenho certeza que sairia dali com profundos ensinamentos sobre a vida, coisas práticas para o meu dia a dia, avós e mães deveriam ser eternas ou pelo menos deixar gravado para nós tudo que aprenderam durante suas vidas, seria o máximo!

Deixo aqui algumas dicas das vovós para tornar sua vida mais fácil com coisa simples, aproveitem:

Bochecho eficaz

Para quem costuma fazer uso de enxaguantes bucais, a dentista Ana Paula Nunes da Silva Vieira dá uma dica prática e barata. “Fazer bochecho de água oxigenada 10 volumes misturada com água (uma medida de cada), além do efeito antibacteriano, mais eficaz que muitos produtos à venda no comércio, também desinflama a gengiva”, ensina.

Algumas dicas da vovó para cuidar da saúde:

1 - MACHUCADO SARA RÁPIDO DESCOBERTO

Assim curam mais rápido. Quando for superficial, limpe o ferimento, estanque o sangramento e deixe respirar um pouco, exposto ao ar, secando naturalmente. Não arranque a casca, por mais que esteja coçando ou com aspecto ruim.

2 - BEBER ÁGUA ACABA COM O SOLUÇO

O soluço normalmente resulta de um estímulo involuntário dos músculos envolvidos na respiração, especialmente o diafragma. Beber alguns goles de água estimula a normalidade da respiração, fazendo o soluço regredir até sumir.

3 - MAGNÉSIA CONTRA CRAVOS E ESPINHAS

Todas as noites, ao se deitar, passe um bastão com algodão embebido em leite de magnésia e passe nos cravos e nas espinhas. Após a aplicação, não lave o rosto, o que só deverá ser feito no dia seguinte, com água morna.

4 - MORANGO CLAREIA OS DENTES

Além de saborosa, a fruta tem este pode sobre seu sorriso. Esmague 2 ou 3 morangos, esfregue os dentes com essa polpa e deixe atuar durante 5 minutos. Em seguida, enxague bem a boca com água e escove-os normalmente com pasta de dentes. O ácido málico presente nos morangos é a substância que permite remover a coloração amarelada superficial. Use até 3 vezes por semana.

5 - LÁBIOS RACHADOS

A vaselina atua como um hidratante eficiente, mantendo a umidade da pele e não deixando os lábios ressecarem, o que é mais comum no tempo frio. O indicado é a vaselina sólida ou em bastão (à venda nas farmácias).

6 - CANJA CURA RESFRIADOS

A receita tem dois elementos que ajudam np combate à gripe: o calor e um aminoácido chamado cisteína, presente na carne da galinha. Fora que o líquido quente acelera expulsão do muco nasal.

7 - ALHO PARA ALIVIAR COCEIRA

Com ação antiinflamatória e antibacteriana, o alho trata irritação e inflamação causadas por picadas de insetos. Esmague um dente de alho fresco e aplique no local da picada, deixando por alguns minutos na área afetada. Só é contraindicado para pessoas sensíveis ao alho, que apresentam alergia.

8 - MEL CONTRA A TOSSE

Duas a três colheres de mel puro e de boa procedência melhoram a tosse. O mel tem componentes que matam micróbios e atuam como antioxidante. Tome duas a três colheres por dia, puro ou misturado com chá. Em crianças, é indicado a partir de 1 ano.

9 - MAISENA NAS ASSADURAS

A maisena tem ação secativa na assadura (ou ‘dermatite das fraldas’), que causa muito desconforto nos bebês, deixando a pele muito vermelha e ainda mais sensível. Após o banho e entre as trocas de fraldas, aplique uma colher de sopa de maisena no local afetado.

10 - VINAGRE REMOVE LÊNDEAS

Lêndeas (ovos dos piolhos) são difíceis de remover, e uma solução para ajudar é misturar vinagre com água (1 por 1). Ácido, o vinagre amolece a gordura que prende a lêndea ao fio do cabelo. Aplique com algodão no couro cabeludo à noite, envolva a cabeça com touca e deixe agir. Pela manhã, penteie o cabelo com pente fino. Se necessário, repita no dia seguinte. O método complementa tratamentos tradicionais.

Fonte: O DIA ONLINE

2 comentários:

Clê disse...

Muito boas as dicas, esses saberes devem mesmo ser trasmitidos e preservados. confesso que já usei alguns como o leite de magnésia para espinhas e quando eu era pequena minha mae enxarcava minha cabeça de vinagre p não pegar piolho na escola rs!bjns
cadernocolorido.blogspot.com.br

Rosana Soares Brigagão disse...

Bom dia querida amiga Clê,vovózinhas são sábias e só nos passam realmente coisas muito boas sempre!

Sabe que o leite de magnésia com algo, meio a meio é excelente para quem tem aquele odor terrível nas axilas?? Aprendi com uma amiga quando morei em Londrina, tinha uma secretária mto boa mas seu suor era de lascar, ela ensinou isto a moça e pimba, acabou o sofrimento de todos rs,sr,sr.

Nemmm me fale em piolho, eu graçasssss a Deus nunca tive mais meu filho mais novo sofreuuuuu pq tinha um super amiguinho e a mãe não cuidava e vinham todossssss aqui p casa, eita época difícllllllllll rs,sr,sr,sr

LIndo dia para você querida, obrigada pela visitinha , adoroo, bjs