quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Apresentando "Empreguetes sabida" blog novo na rede!


"Empreguetes sabida" é o blog da minha irmã com a intenção de ajudar donas de casa e empreguetes no dia a dia de uma casa.

Vale a pena conhecer este novo espaço com ótimas dicas sobre todos os assuntos que fazem parte da vida diária de um lar.

O endereço do blog é: http://empreguetesabida.blogspot.com.br

Esta postagem é a que está no blog, achei interessante pois nem eu sabia da importância da higiene com os ovos que eu coloco do mercado direto na minha geladeira, aprendi muito e sei que vocês também vão apreciar as orientações.


Você sabia que é preciso lavar os ovos?
Veja essa e outras dicas para evitar a salmonela.


Seis em cada dez pessoas que consomem ovos crus ou mal cozidos já tiveram febre, diarreia, dor de estômago e náusea, segundo pesquisa realizada pela nutricionista Daniele Leal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba (SP).

“Esses sintomas, aí incluídos calafrio, vômito, mal-estar e dor de cabeça, são causados pela salmonela, uma bactéria presente na casca do ovo e que desde 1999 é a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde”, completa ela.

Além de evitar consumir o alimento cru, uma dica para evitar a doença é lavar e secar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Além disso, é bom não deixá-los na porta, já que o abrir e fechar pode causar rachaduras e permitir a entrada da bactéria no ovo.

A nutricionista da Esalq-USP explica que o habitat da salmonela é o intestino da galinha, daí a contaminação da casca acontecer na hora em que o ovo é posto. Isso também explica por que outros alimentos podem ser infectados com a bactéria se o cozinheiro manipular o ovo e, na sequência, mexer em outras comidas sem antes lavar a mão com água e sabão ou detergente.

Na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso limpá-lo novamente. "O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela", diz a nutricionista Daniele Leal.

Para nossa sorte, prevenir a contaminação é fácil, conforme você confere no álbum abaixo:

Nada de se automedicar

Os sinais de uma infecção por salmonela demoram entre 18 e 36 horas para aparecer e podem durar alguns dias. “Seja qual for o caso, é preciso consultar um médico, especialmente se a pessoa tiver diarreia por mais de dois dias ou as fezes apresentarem sangue”, alerta a nutricionista Yone Yamaguchi Itabashi, analista de processos de gerência de nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Quanto ao tratamento, o infectologista Ricardo Cantarim Inacio, da Santa Casa de São Paulo e do Hospital Santa Cruz, em São Paulo, conta que ele é feito com antibióticos, analgésicos, antitérmicos e hidratação por sete a 14 dias.

E atenção: nada de se automedicar ou esperar os sintomas passarem. É que, embora a salmonela mais facilmente encontrada em alimentos (a Salmonella enteretidis) dificilmente levar à morte, há outras versões da bactéria que são letais.

“É o caso da Salmonella typhimuriem, que se não for tratada pode cair na corrente sanguínea e causar infecção generalizada; e da Salmonella typhi, capaz de levar à febre tifoide”, alerta a nutricionista Daniele Leal.

4 comentários:

liduh disse...

Que bacana, vou lá conhecer o blog, Rosana;)
Beijos e bom dia!

Betty Gaeta disse...

Oi Ro,
Vou lá conhecer o blog, embora eu esteja passando longe do serviço de casa...
:)))
xoxo

Gosto disto!

casa de fifia disse...

EU TAMBÉM COMO VOCÊ NÃO SABIA,VOU CONHECER O BLOG,ADOREI AS DIAS,DO BLOG E DOS OVOS RSRS

BACIONE

Anajá Schmitz disse...

Olá, essas dicas são importantíssima, na correria do dia a dia, as vezes esquecemos de certos cuidados, a salmonela é perigosa. Vou visitar, adorei a visita e as palavras carinhosa.
Tenha uma ótima semana.