quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cuidados com os seus cheques!


Neste dia 7 de agosto os conhecidos e velhinhos talões de cheques completaram 100 anos de uso no Brasil. Segundo informações do Banco Central, o cheque foi regulamentado no País pelo decreto 2.591, de 7 de agosto de 1912.

É necessário saber usá-lo e os cuidados necessários para evitar problemas na sua vida.

Para evitar problemas com fraudes ou inadimplência listamos 7 dicas que podem ajudar a utilizá-lo de forma mais prudente:

1. Confira seu talão: ao receber um novo talão, confira os dados referentes ao nome, número da conta corrente, CPF e quantidade de cheques do talonário;

2. Proteja seu talão: escolha um lugar seguro para guardar os talões, procurando destacar a folha de requisição para guardá-la separadamente;

3. Não ande com o talão: evite circular com o talão inteiro, leve apenas as folhas que pretende usar;

4. Assinatura: nunca deixe folhas de cheques assinadas ou sua assinatura no talão e sempre destrua os talões de contas inativas;

5. Preenchimento: na hora de preencher um cheque elimine os espaços vazios e evite rasuras;

6. Nominal: sempre emita cheques nominais e cruzados;

7. Use caneta pessoal: evite aceitar canetas oferecidas por terceiros, ela podem utilizar algum tipo de tinta que pode ser apagada.

Fonte: YAHOO FINANÇAS

2 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Rô,
Uso tão pouco cheque. Só mesmo no cabeleireiro pq ainda não tem máquininha de cartão. Qse tudo pago com dinheiro de plástico.
xoxo

Gosto disto!

Rosana Soares Brigagão disse...

OI Betty, eu tb uso pouquíssimo pq estes cartôes de débito facilitaram demais nossas vidas mas quando viajo levo pq já passei por lugares onde não haviam as maquininhas e não pude comprar coisinhas lindas então levo sempre!
Beijinsssssssssss