quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Carambola, mocinha ou vilã?

Carambola, mocinha ou vilã?

Nome em outros idiomas: Inglês: star fruit. Na Índia é conhecida pelo nome sânscrito de Kurmurunga.
Origem: Ásia tropical.

Descrição: Sem sombra de dúvidas, a carambola é uma fruta diferente das outras cuja beleza encanta as pessoas que a colhem, pois tem uma forma delicada com 5 gomos compridos de coloração que passa de verde quase translúcido, até um amarelo gema brilhante.
Quando cortada ao meio, em sentido transversal, apresenta o aspecto de estrela, com 5 pontas perfeitas.
Quando verde, o fruto e adstringente e amarra a boca.
Quando maduro, é adocicado, mas bem ácido. As suas pequenas e exuberantes flores apresentam pétalas em número de 4 a 5, de coloração violeta, bordadas de branco nas laterais, que antes da frutificação, cobrem toda a árvore, exalando um perfume exótico. Suas folhas são verdes brilhantes, muito sensíveis, bastando tocar levemente uma delas para que se fechem uma a uma. As crianças se divertem tocando-as e fazendo-as fechar. À noite, sem que ninguém as toque, elas se fecham como se dissessem: "estou com sono, chegou a hora de dormir”.
Talvez essa característica seja para se proteger de agressões externas.

Propriedades terapêuticas: Por séculos, foi considerada árvore ornamental, chegando até 7m de altura.

É nativa da Ásia tropical, talvez da Índia e mesmo da China, países onde a população não se atrevia a comer esta fruta exótica. Somente em 1818 foi introduzida no Brasil pelo agrônomo francês Paul Germain, que a levou ao Nordeste, mais especificamente Pernambuco. Dizem que foi lá que o povo começou a comê-la, considerando-a como fruta.

Mais tarde, foram feitas análises químicas que comprovaram sua riqueza em minerais, vitaminas, taninos e ácido oxálico. Daí foi um passo para se espalhar por todo o litoral brasileiro, sendo transformada pela indústria alimentícia em geléias, compotas, xaropes, conservas, picles, vinhos e sucos.

Uso medicinal:
- Na medicina alternativa, seu suco é utilizado como fonte de muitos nutrientes e é recomendado para amenizar disenterias, diarréias e febres. Isso porque a fruta contém tanino, que possui propriedades hemostáticas, anti-sépticas e tonificantes.
- É muito utilizada como antidiarréico por suas propriedades adstringentes. Os taninos são excelentes inibidores enzimáticos e atuam como antienvenenamento por determinados alcalóides.
- Ela é rica em vitaminas: A, ótima contra infecções, protetora da pele e da visão; vitaminas do complexo B, time da energia, que extrai combustível dos carboidratos, das proteínas e das gorduras dos alimentos; vitamina C, fundamental para a manutenção da saúde, prevenção de resfriados, pressão alta e câncer.
- A carambola possui minerais como o cálcio, vital para outras funções de nosso organismo, além de fortalecer os ossos, prevenindo a osteoporose.
- Como combate a hipertensão, os cardiologistas são fascinados pela relação que o cálcio tem com a pressão.
- Contém ferro, importante para crianças e mulheres que chegam à menopausa e idosos, que têm maiores tendências a apresentar deficiência de ferro, mineral essencial para a hemoglobina e para combater e prevenir a anemia.
- A fruta possui, ainda, fósforo, que controla o cansaço mental e neurônios e também cálcio, que previne contra as doenças da gengiva, que é a causa principal da perda de dentes em adultos. O cálcio impede a mandíbula de encolher, fornecendo mais força para os dentes.
- Alivia as dores ósseas, câimbras musculares e problemas menstruais.
- O suco da carambola pode ser esfregado na pele, diminuindo a coloração de manchas senis, devido à presença do ácido oxálico.
Trata-se, portanto, de uma árvore ornamental e frutífera, com grande quantidade de nutrientes.
Não deixe de usar periodicamente esta fruta exótica, que ajuda seu organismo, fortalecendo o seu sistema imunológico.
A quantidade de calorias em 100g de carambola é de apenas 29 calorias.
Contra-indicações:
A carambola é um verdadeiro veneno para pacientes que sofrem de insuficiência renal. O perigo se deve a uma substância tóxica chamada carambotoxina, existente em altas quantidades na fruta. Ao consumí-la, pessoas com problemas nos rins podem sofrer grave intoxicação, pois não são capazes de filtrar a toxina, que se espalha na corrente sanguínea e passa a afetar o sistema nervoso. Históricos de pessoas afetadas pela substância, descrevem sintomas como soluços incontroláveis e vômitos. Em casos mais graves, o consumidor apresenta distúrbios de consciência e convulsões, podendo entrar em coma e morrer.

Bibliografia:
Extraído do livro As Incríveis 50 Frutas com Poderes Medicinais, autoria de Lelington Lobo Franco, escritor, pesquisador, químico-fitologista (Curitiba, PR).

4 comentários:

Maria Cecile disse...

Lindinha.... seu blog está LINDO! Tenho me ausentado por conta do mestrado mas estou sempre conectada em vcs, que conheci pela nossa saudosa Eliane. Um beijo e parabéns pelo blog. Delícia de postagem!!!!

Rosana Soares Brigagão disse...

Queridaaaaaaaaaaaaaaa que delíciaaaaaaaa receber sua visitinha huhuhuhuuuuuuuuuuuuuuuuuu, mtas saudades de vc, das nossas farras matinais no blog da Lili, como ela faz falta né?
Sua opinião é mto importante p mim viu? Obrigada pelo carinho e amizade, dia mtoooooo felizzzzzz p vc, venha sempre que puder, INTÉ lindinha

Betty Gaeta disse...

Oi Ro,
Meu marido é diabético e adora carambola, mas cortaram da dieta dele, então não entra mais em casa.
Beijos 1000 e uma ótima 4ª-feira para vc.

GOSTO DISTO!

Rosana Soares Brigagão disse...

OI Betty se o seu marido gosta de carambola como eu afffffffffffff, vai sofrer p não poder saboreá-las!
O importante é estar bem com a saúde e poder continuar curtindo tudo de bom q a vida nos oferece, tenha um lindo dia querida beijinsssssssss