terça-feira, 27 de setembro de 2011

Hoje é dia de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO


Há relatos que atestam serem originários da Arábia, de uma família nobre de pais cristãos, no século III. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio.

Estudaram medicina na Síria e depois foram praticá-la em Egéia. Diziam "Nós curamos as doenças em nome de Jesus Cristo e pelo seu poder".

Exerciam a medicina na Síria, em Egéia e na Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro.

Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma exata como morreram. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma.

Foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.

Relação com as religiões afro-brasileiras

O dia de São Cosme e Damião é celebrado também pelo Candomblé, Batuque, Xangô do Nordeste, Xambá e pelos centros de Umbanda onde são associados aos ibejis, gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa "o enfeitado" e Damião, "o popular".

Estas religiões os celebram no dia 27 de setembro, enfeitando seus templos com bandeirolas e alegres desenhos, tendo-se o costume, principalmente no Rio de Janeiro, de dar às crianças que lotam as ruas em busca dos agrados doces e brinquedos. Na Bahia, as pessoas comemoram oferendo caruru, vatapá, doces e pipoca para a vizinhança.


Deixo esta linda mesa para todas as crianças e para "as crianças" que existem dentro de cada um de nós então, pegue seus docinhos e curta este dia lindo de céu muito azul e vamos saudar SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, VIVAAAAAAAAAA!!!

Fonte:Wikipédia

Fotos GOOGLE

2 comentários:

Cristina disse...

Quando eu era criança eu via muitas pessoas destribuindo doces nesse dia, hoje já não vejo mais. Desejo à você uma ótima noite e ótima semana ! Bjsssssssssss

Rosana Soares Brigagão disse...

Aqui no Rio tb Cris mudou muito, na minha infância nesta data as ruas ficavam lotadas de crianças mas hoje é bem diferente, a vida mudou mto e ninguém mais deixa filho solto,né mesmo?
Linda noite p vc tb, bons sonhos