domingo, 18 de setembro de 2011

Você conhece o Rio Antigo ?

Teatro Municipal e a direita o Museu de Belas Artes

Morar no Rio de Janeiro é um grande privilégio, uma cidade de uma beleza incomparável, montanhas, mar, é linda demais!

O centro do Rio é história pura, uma viagem no tempo que poucos cariocas conhecem e não tem idéia do que estão perdendo.

Acreditem vocês que a maioria dos cariocas não conhece Santa Teresa, um bairro histórico da cidade mas que o carioca só passou a conhecer um pouco mais depois que surgiu um lindo projeto chamado Portas Abertas.

Castelo Valentim na Rua Almirante Alexandrino.

No início deste projeto os ateliês dos artistas do bairro abriam suas portas de sexta a domingo para visitação pública, o bairro lotava, as ladeiras fervilhavam ou melhor dizendo ainda ficam alegres e animadas mas hoje o evento já se transformou , você encontra de tudo, artesanatos diversos, bazares e no início era só arte mesmo.
Os restaurantes preparam cardápios especiais para esta data, ficam superlotados, difícil conseguir mesa já que todos são pequenos mas cheios de charme e boa comida, vale a pena subir as ladeiras e curtir este evento que hoje não tem mais data fixa, vai de acordo com os organizadores.

Santa fica assim lotada nos dias do Portas Abertas.

Santa é um bairro muito interessante porque uma parte é considerado centro e na outra mas no alto dizem que faz parte da zona sul a verdade é que de lá você consegue chegar rapidamente em qualquer lugar porque não há trânsito, você vai da zona norte a zona sul tranquilamente e curtindo a linda natureza do bairro, visitem, levem as crianças, elas adoram pena que agora o bondinho não está circulando , era um passeio delicioso!

Voltando ao centro é triste vermos fotos do Rio Antigo onde haviam construções belíssimas que viraram pó por causa de interesses imobiliários, não se preocuparam em preservar o riquíssimo patrimônio da nossa cidade.
Vemos a Europa onde tudo é preservado e aqui tudo que é antigo dizem que é “velho” e as marretas jogam tudo no chão, isto me corta o coração!

Igreja Nossa Senhora do Carmo na Praça XV

Todos os meus amigos e familiares que moram fora vem para uma temporada faço com eles um tour pelo centro, ficam encantados com as igrejas, museus, bibliotecas, fazemos uma viagem no tempo por recantos históricos do Rio e vocês que moram aqui deviam fazer com seus filhos, netos e amigos que venham de fora, leve-os para conhecer a magnífica Biblioteca Nacional, o tour que o Teatro Municipal tem, o Centro Cultural da Justiça Federal, o museu de Belas Artes estes estão todos na Cinelândia onde você pode chegar de Metrô mas verifiquem os horários de abertura destes espaços e não deixem de visitar o Paço Imperial, na Praça XV. Logo em frente ao Paço fica a Igreja Nossa Senhora do Carmo, a antiga Sé, que tem mais de 300 anos de história, eles tem visita guiada que vale a pena ser feita para conhecer tudo sobre a mesma.

Biblioteca Nacional também localizada na Cinelândia

Em 2008 ela recebeu um banho de ouro para comemorar os 200 anos de chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil e ali foi a coroação de D. João VI, D. Pedro I, D. Pedro II, e o batizado da princesa Isabel.

Real Gabinete Português de Leitura

Outro lugar magnífico que você não pode deixar de conhecer é o Real Gabinete Português de Leitura no Largo do São Francisco.
O Imperador D. Pedro II (1831-1889) lançou a pedra fundamental do edifício em 10 de junho de 1880 e sua filha a Princesa Isabel junto com seu marido o Conde d’Eu inauguraram- no em 10 de setembro de 1887. Pelas fotos vocês podem ver a preciosidade que é este local histórico. Este gabinete se não me engano só funciona de segunda a sexta-feira, melhor confirmarem horário de funcionamento.
Estas são as dicas que dou para quem mora no Rio e para os visitantes, conheçam o Rio Antigo e sua história, um passeio que jamais esquecerão , bom domingo para todos.

Interior do Real Gabinete Portugês de Leitura

Fotos GOOGLE

2 comentários:

Patricia Soares Brigagão Teixeira Mendes disse...

Cada foto linda! As bibliotecas parecem do Harry Potter,rsrsrs....

Rosana Soares Brigagão disse...

Isto é só um tiquinho de todas as maravilhas q temos no centro do Rio, é tudo magnífico!
A biblioteca vc não tem noçãooooo da grandiosidade dela por dentro, vai lá com Anninha, é de cair o queixo. bjs