quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ser mineiro



Ser Mineiro é não dizer o que faz, nem o que vai fazer.

É fingir que não sabe aquilo que sabe, é falar pouco e escutar muito, é passar por bobo e ser inteligente, é vender queijos e possuir bancos.

Um bom Mineiro não laça boi com embira, não dá rasteira no vento, não pisa no escuro, não anda no molhado, não estica conversa com estranhos, só acredita na fumaça quando vê fogo, só arrisca quando tem certeza, não troca um pássaro na mão por dois voando.

Ser Mineiro é dizer UAI, é ser diferente e ter marca registrada, é ter história.

Ser Mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância.

Ser Mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado,
é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.

Ser Mineiro é ser religioso, conservador, é cultivar as letras e as artes, é ser poeta e literato,
é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior.

É ser gente .

Guimarães Rosa

4 comentários:

Cristina disse...

Rosana
Que bom que vc está de volta! Que lindo esse texto, não conhecia. Eu também sou filha de mineiros e tenho muito orgulho disso, minha mãe nasceu em Pedralva e meu pai Piranguinho, a terra dos pés de moleque. Passei muitas férias boas por lá. Que bom que você descansou, curtiu seus parentes. Hoje eu to contente, estou começando a andar sem muletas graças à Deus! Que vc tenha uma ótima quinta feira cheia de alegrias! Um abraço!

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Não sou mineira, sou gaúcha e muito da metida.... G. Rosa não estaria descrevendo um gaúcho....rsrsrsrsrrsrsrs..(brincadeirinha)
Bjs

Rosana S. Brigagão disse...

Parabénssssssssss Crisssssss, que vitória hein? Estou mtoooooooooo feliz por você , a Fé é tudo querida e daqui mais um tiquim ocê vai estar saltitando por aí tudim, vivaaaaa!!!
Sabia que tinha sangue de mineiro em vc, dá p sentir por sua garra!
Pé de moleque q docim mais gostozimmmmm sô rs,sr,sr,sr, adorei sua visitinha pena que não estava p servir um cafezim, volte sempre.Beijinssssssssssssssssssssss

Rosana S. Brigagão disse...

Receber visitinha de duas queridocas é bom demaissssssss mas achei que vc estivesse congeladinha aí nesta terra linda, como está suportando??
Aqui desde ontem a temperatura despencou mas nemmmmmmmmm perto do q está por aí, me arrepio só de pensar rs,sr,sr,sr, agasalhe-se bem e mtooooooo chocolate quente, quentão p ficar quentonaaaaaaa, beijinsssssss