quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Você se lembra da figura do Guarda Noturno?


Hoje cedo entrei para ver o que se comemora na data de hoje e para minha surpresa vi que hoje é dia do GUARDA NOTURNO, me bateu uma enorme saudade da minha infância.

Morava numa pequena rua sem saída no bairro de Santa Teresa - RJ e todas as noites às vinte horas lá estava o nosso guarda devidamente uniformizado apenas com um cacetete e seu brilhoso APITO!

Fazia rondas pela rua à noite toda e não me recordo de quanto em quanto tempo ele tocava aquele apito mas me lembro bem que muitas vezes estava quase dormindo e PIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII, mas que raiva rs,rs, ele me acordava mas tínhamos certeza que alguém estava ali tomando conta da nossa rua, das nossas casas caso algum meliante se atrevesse aparecer. A qualquer movimento estranho ele disparava o apito e os homens desciam de pijama, cueca, do jeito que estivessem para ajudar a prender o bandido.

Lembro-me de meus pais contarem que algumas vezes os moradores da rua acordaram sobresaltados com os apitos insistentes do guarda mas eram ladrôes de galinha que roupavam roupas de varais, vasos de planta mas mesmo assim a vizinhança descia a lenha e o sujeito se tornava um cisco e nunca mais aparecia por ali, bons tempos não é mesmo?

Onde você mora ainda existe Guarda Noturno?

Um comentário:

PH disse...

Pra mim, o apito me trazia tranquilidade, eu era muleque assistia a sessao misterio, na globo, decada de 70.... depois ficava na cama com medo de dormir, ai ouvia o apito e.....ZZZzzzzzzzz bons tempos.