sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Vontade de comer doces? Veja como controlar!



Sabe aquela vontade incontrolável de comer doces? Quase todo mundo já passou por essa experiência, mas, quando ela é muito frequente, pode caracterizar um vício, chamado cientificamente de craving. Geralmente, o problema é motivado por mudanças hormonais e alimentares, e atinge, em sua maioria, mulheres.

Segundo a nutricionista funcional Luciana Harfenist, as “dietas da moda”, as muito restritivas e com baixa contagem de calorias afetam a produção de vários neuroreguladores, provocando a vontade de comer doce. Outros fatores como a deficiência em vitaminas, dieta rica em alimentos de alto índice glicêmico e jejum prolongado também desregulam o controle da ansiedade e podem desencadear o desejo.

O tratamento do problema consiste em uma reprogramação alimentar; avaliação da dieta, dos níveis de serotonina e dos nutrientes em baixa; reposição através de suplementos individualizados e, em muitos casos, acompanhamento psicológico.

Confira dicas para controlar a vontade de comer doces:

Comer de três em três horas, pois ficar em jejum prolongado pode desregular a área do controle da saciedade no cérebro;
Beber dois litros de água por dia;
Praticar exercícios regularmente;
Investir em atividades prazerosas, como passeios, aulas de dança, canto e artes;
Dar atenção especial à dieta, procurando consumir diariamente alimentos ricos em fibras e vitaminas, especialmente B12, cálcio, ácido fólico, magnésio, triptofano e ômega-3;
Em casos mais extremos, é recomendado o acompanhamento do um profissional de psicologia.

Fonte: BLOG - http://www.nuttrisaude.com.br/

2 comentários:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
...... Quero ter fome de qualquer coisa..... Penso...penso... e nada me apetece. Preceiso ter fome...
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

Bommmmm diaaaaaaaaa linda flor do sullllll, qdo Lili ficava como vc só pedia comidinhas q ela gostava mtoooooooooo e aí conseguia comer um pouquinho melhor pq SEM COMER NÃOOOOOOOOOO PODEEEEEEEEE viu?
Beijinssssssss amadaaaaaa, lindo finde p vc.