sábado, 31 de março de 2012

Maiores de 60 anos livres de reajuste de plano de saúde, DIVULGUEM!

STJ acata ação da Defesa do Consumidor da Alerj e veta aumento em função da idade

Rio - A operadora de plano de saúde Unimed foi proibida de reajustar as mensalidades dos clientes com idade igual ou superior a 60 anos. A sentença que impede a correção foi decidida ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar um recurso feito pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A decisão abre precedência favorável em processos semelhantes contra outros planos.


Relatora da processo, ministra Fátima Nancy Andrighi observou ilegalidade do plano ao promover os reajustes que seriam contrários ao que estabelece o Estatuto do Idoso. A deputada Cidinha Campos (PDT), presidente da comissão, comemorou a sentença. “A decisão do STJ acaba com uma prática abusiva das operadoras de planos de saúde de reajustar mensalidades dos idosos”, observa. Para ela, os maiores de 60 anos eram lesados e desrespeitados com os aumentos.

“Na hora em que mais precisam de atendimento médico compatível com suas condições financeiras, acabam se deparando com aumentos de planos que inviabilizam a continuidade do pagamento”, afirmou.

Por meio de nota oficial, a Unimed se nega a entrar em detalhes sobre ações judiciais, afirmando que irá falar somente perante à Justiça sobre a sentença do STJ. “Este é um tema controverso, motivo de decisões envolvendo diversas operadoras. Vale ressaltar que a Unimed-Rio segue integralmente os mecanismos de reajustes de planos do setor, regulados pela ANS, inclusive no caso de idosos”, alega. “A cooperativa não discute decisões da Justiça, as cumpre. Se for o caso, quando for oportuno, o tema será discutido em âmbito judicial”, diz a nota.

Repassem por email para os amigos, coloque no seu facebook, orkut, etc, muitas pessoas não tem noção dos seus direitos, vamos DIVULGAR PARA AJUDAR O PRÓXIMO!

Ótimo fim de semana para todos, beijinhos

Fonte: Dia Online

4 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
fiquei com medo desta decisão! Sabe o que pode acontecer? Os planos podem começar a aumentar o custo de quem estiver no enta (meu caso), para qdo chegar lá não causar prejuízo para eles! Será que não vão começar a se proteger por antecipação?
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Clê disse...

Oi Rosana, como fiquei feliz de vc ter "me achado" pela blogosfera,assim pude também te encontrar!
Estou há algum tempo dando uma fuçadinha por aqui para conhece-la melhor ne amei essa casinha tão acolhedora!
De cara fiquei mais informada sobre o reajustes dos planos de saúde,depois me encantei com o segundo texto e a sua postura diante da vida. Realmente,vc e cora coralina estão certas; a velhice é apenas um rótulo e o prazer de se descobrir eternamente aprendiz pode transformar a existencia em um prazer constante.
Me encantei com o sorriso da sua netinha, coisa mais fofa,felicidades para ela!
Já sou sua seguidora 46 e também adorei o numero!
bjns
cadernocolorido.blogspot.com.br

Rosana Soares Brigagão disse...

Oi Betty, a ANS está aí com suas normas já editadas que não podem ser mudadas a não ser por eles, a nós cabe GRITAR E EXIGIR nossos direitos caso aconteça algo.
LIndo dia p vc querida bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

Clé estou super feliz com sua visita e saber que é minha seguidora, assim vamos criando novos laços, amizades e trocando informações importantes, amooooo blogs, estarei sempre te visitando tb, venha sempre viu? Beijinhossssss, super domingo p vc.