quarta-feira, 14 de março de 2012

O maravilhoso Rio Antigo


Foto do nosso belíssimo Teatro Municipal de 1919.


O charmoso bairro do Leme em 1900.
Este bairro teve sua ocupação feita antes da de Copacabana,
tendo sido iniciada nos últimos anos do século XIX, mas o Bairro foi inaugurado oficialmente em 15 de abril de 1900.


Ipanema em 1900.
Quando o bairro de Copacabana se enchou nos anos 50, a gente mais rica mudou para atrás a "esquina do Arpoador" e ainda chamaram o lugar Ipanema. O nome Ipanema é o nome que os indios deram para este lugar. Ipanema significa "águas perigosas".


Copacabana 1906 era um verdadeiro Paraíso!
Copacabana, que já teve como nome Sacopenapã que significava o barulho e o bater das asas dos socós que habitavam a região, é hoje a mais famosa praia carioca, conhecida no mundo inteiro.
Copacabana permaneceu longo tempo como uma Colônia de Pescadores, muito distante do Centro da cidade.
Até o século XIX, o acesso a Copacabana era feito por duas ladeiras: a do Barroso, atual Ladeira dos Tabajaras e a do Leme; ou através de um longo percurso através da Lagoa Rodrigo de Freitas . O primeiro proprietário de quase todo o Bairro foi Alexandre Wagner, que adquiriu a partir de 1873, três chácaras: a do Boticário; a do Sobral e do Leme; que iam da Ponta do Leme até a atual Siqueira Campos. A sua transformação em Bairro só se deu a partir de 1892, com a chegada dos bondes da Cia Ferro Carril Jardim Botânico e a abertura do Túnel Alaor Prata, o conhecido Túnel Velho, que liga Botafogo a Copacabana, próximo do Cemitério de São João Batista.


Avenida Rio Branco por volta de 1900, observem o tráfego da época que maravilha!

Fonte: GOOGLE

Um comentário:

Vera do sullllll disse...

Olá!
Uma mineira que ama muito o Rio.... Já vi...
Bjs