quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vamos comemorar São Cosme e São Damião








Quando eu era pequena nesta data haviam festas em várias casas da vizinhança, as mães dos meus amigos distribuiam saquinhos de doces e pelo caminho haviam pessoas nas portas das casas recebendo a criançada com doces e brinquedos, era uma grande alegria principalmente para as crianças mais humildes que tinham a oportunidade de se deliciarem com bolos, cocadas, quindins, queijadinhas, maria-mole e vários outros doces deliciosos.

Desde cedo quando íamos para o colégio cruzávamos com a molecada correndo de um lado para o outro para ver quem pegava mais doces, mães de mãos dadas com os menores e os outros correndo desembalados pelas ruas de Santa Teresa.

Quando chegava da escola minha mãe me dava uma bandeja e eu pegava todos os meus saquinhos com as guloseimas para separar as minhas preferidas e as outras trocava com minhas amigas ou dava para elas porque era doce demais para comer sozinha.

Naquela época não havia o trânsito de hoje e todos podíamos andar, correr sem grandes preocupações totalmente diferente dos dias de hoje que ninguém pode deixar crianças sózinhas pelas ruas pelos riscos que correm ou a mãe vai junto ou não tem doce e o número de crianças é infinitamente menor que na minha infância.

O mundo mudou, poucas crianças hoje conhecem esta tradição de São Cosme e São Damião que são os protetores das crianças e dos enfermos por isto passem para elas para mantermos esta festa que traz tantas alegrias para as crianças , vamos lá pessoal correr para pegar nossos docinhos, boa sorte para vocês porque eu já estou com a minha sacolinha e pretendo enchê-la de delícias, VIVA São Cosme e São Damião!

Fotos: GOOGLE

Nenhum comentário: