sábado, 15 de outubro de 2011

Dia do Professor, todos merecem nosso carinho e respeito!


"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro."

D. PEDRO II


Fiquei encantada com esta frase de D. Pedro porque nossos professores são os reponsáveis por nos ajudar a desenvolver nossas inteligências e nos preparam para o futuro, são pessoas que marcam nossas vidas para sempre.

Estudei em colégio de freiras do primário ao fim do ginásio, depois fui para um colégio de padres numa época em que o professor era muito respeitado pelos alunos e suas famílias, ai de nós se levantássemos a voz com um deles, era suspensão no colégio e muitos dias sem brincar com os amigos em casa.

Eu tive excelentes professoras mas a minha primeira se chamava D. Marli, ninguém chamava professor pelo nome e nem havia este hábito de chamar de "tia", isto é muito estranho já que não temos parentesco com nenhuma delas mas o mundo mudou e lá vamos nós nos acomodando com as "modernidades" rs,sr,sr.

D. Marli era uma jovem professora, imagino que ela deveria ter seus vinte e poucos anos, sempre muito bem vestida porque naquela época os professores tinham um salário de acordo com suas responsabilidades não é esta vergonha de hoje elas estavam sempre muito bem arrumadas, cabelos bem cortados e penteados em salões, unhas feitas e acreditem, usavam jóias nas salas de aula.


Tenho guardados com muito carinho meus primeiros cadernos de D. Marli, um de português, matemática e caligrafia, minha netinha ficou encantada com eles queria levar para a escolinha para mostrar aos amiguinhos mas como a situação deles é muito delicada não pude deixar mas prometi que ao virem a casa dela terei a maior alegria em exibir meu tesouro para eles.

Todos os cadernos daquela época tinham o Hino Nacional na contracapa como podem ver na foto, todo dia quando chegávamos ao colégio era hasteada a bandeira e cantávamos nosso lindo hino reunidas em formação no pátio do colégio, isto desde o primário.
Qual escola hoje faz isto? Suas crianças sabem o Hino Nacional?

Estou ensinando a minha Joana porque na escola não existe mais esta preocupação do amor a Pátria, respeito a nossa bandeira, infelizmente são raríssimas as escolas que ainda mantém este costume, você conhece alguma? Eu não conheço, triste né?


Este era o meu lindo uniforme, esta lã da saia vinha da França e era confeccionada pela casa "A COLEGIAL" no Largo do São Francisco no centro do Rio onde também comprávamos sapato (era modelo especial para nosso colégio, só era encontrado lá), as blusas e o avental xadrez azul e branco para não sujar a saia.
Imaginem no Rio de Janeiro as alunas usando saias de lã, só Jesus, no verão era um horror, nossa meia era três quartos , as freiras achavam que estavam na França só pode rs,rs.

Outros tempos, mas tenho certeza de uma coisa, todas que por ali passaram são mulheres, mães e amigas maravilhosas, o que foi plantado em nós VINGOU!

OBRIGADA A TODAS MINHAS PROFESSORAS, vocês foram muito especiais na minha vida.

3 comentários:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Lindas lembranças, dão um afago no coração...
Fui,sou e sempre serie PROFESSORA...
Bjs

Cristina disse...

Que saudade desse tempo, me lembro de minha saia xadrez e camisa branca impecáveis...sou professora e hoje nossa, ninguém nos respeita, somos motivo de chacota dos alunos. Infelizmente banalizaram os valores. Amei seu post! Bjssssssssss

Maria Dulce disse...

Rosana querida,
Obrigada pelo seu carinho e amizade.
Felizmente, aqui no CEL, no 1º Segmento, Infantil até o 5º ano, ainda se canta, uma vez por semana, o Hino Nacional. Os alunos ficam perfilados, por série, e cantam respeitosamente. Isto acontece nas Unidades Lopes Quintas, Barra e Norte Shopping.
Na minha Unidade, Maria Angélica, não há esse ritual. Aqui só temos, segundo segmento, Ensino Médio e Sistema de Créditos. Vai do 6º ano ao Vestibular.

Aqui fica um pensamento: "Ser professor é muito mais que uma profissão"." É saber somar, é gostar de dividir é ter o dom de multiplicar. AMANHÃ os alunos vão-se...e ele, o mestre, de mãos vazias, fica com o coração partido.Somente fica a saudade... a amizade".
Beijos,
Maria Dulce