terça-feira, 4 de outubro de 2011

Outubro Rosa, vamos participar desta campanha que salva vidas!


Bommmm diaaaaaaaaaaa amigos, esta é uma campanha muito importante porque pode salvar muitas vidas.

O Câncer de Mama é um problema sério de saúde pública no Brasil e em vários outros países. A taxa de crescimento do câncer de mama é muito alta.
É uma doença grave mas pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo.

Faça sua MAMOGRAFIA, ela pode mostrar o problema no início e tudo será mais fácil, cuide da sua saúde, não deixe para amanhã ok?

Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro, então ele estará no estado inicial e as chances de cura chegam a 95%. A detecção precoce é, portanto, a melhor estratégia na luta contra o câncer de mama.

Para a detecção precoce, a principal arma da mulher é a mamografia. A mulher acima de 40 anos deve realizar pelo menos um exame por ano. É a partir dos 40 anos que o risco de aparecimento de um tumor aumenta muito e a mamografia é o único exame capaz de detectar a presença de módulos com eficácia.


No Brasil a incidência de morte por câncer de mama aumenta, enquanto, na Europa e América do Norte a incidência de mortes pela doença diminui. Parte do problema é a crença de que somente o auto-exame é suficiente para a detecção precoce de um tumor. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), entre 1999 e 2003, quase a metade dos casos de câncer de mama foram diagnosticados em estágio já avançado. Estima-se que, entre mulheres de 50 a 69 anos, a mortalidade por câncer de mama poderia ser reduzida em um terço, se elas fizessem regularmente (pelo menos uma vez por ano) uma mamografia.

O Outubro Rosa foi criado em 1997 na Califórnia, nos Estados Unidos, e espalhou-se pelo mundo. O Movimento tem a característica de colorir ambientes públicos de rosa, que é a cor símbolo da luta contra o câncer de mama, e de fomentar ações que chamem atenção para a causa. No Brasil, o movimento é promovido pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) e seu lançamento se deu com a iluminação de rosa do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Façam suas mamografias todos os anos, previnam-se e divulguem esta campanha tão importante para o bem estar e felicidade de todos.


Fonte: INCA

Fotos GOOGLE

4 comentários:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
que lindo está o Cristo... rosa...
Parabéns pela conscientização.
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

OI minha flor do Sullll, é o mínimo que podemos fazer não é mesmo?
MInha mãe teve, primas tb, já acompanho estas lutas há mtos anos e acho um absurdoooooo mulheres que se negam a uma simples mamografia.
Obrigada pelo carinho beijinsssssss

Helga disse...

Ro. importante falar que muitas mulheres não tem acesso à mamografia, que é um exame caro para quem não tem convenio. Não sei se a assistência médica pública oferece este serviço e quanto tempo a mulher tem que esperar numa fila pra conseguir fazer, né?
Beijão, querida.

Rosana Soares Brigagão disse...

Helga fico imaginando estes hospitais públicos pq eu, com convênio Unimed Rio só consegui marcar um raio x da coluna para a última semana de novembro pode????
Um absurdoooo, um desrespeito com o povo pagante e não pagante, SAÚDE NO BRASIL simplesmente NÃOOOOOOO EXISTEEEEEEEE!É uma vergonhaaaaaaaaa como somos tratados, fico fera com isto e imaginando o que os mais humildes não passam por aí e como me disse uma senhora lá na clínica hoje, ELES MORREM POR TOTAL FALTA DE ATENDIMENTO, Lamentável vermos isto numa país tão maravilhoso como o nosso.
E esta PRESIDENTA VEM DIZER QUE A SAÚDE NO BRASIL É UMA MARAVILHA, fala sério!
BEIJINHOSSSSSSS