quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Etiqueta: especialista responde a dúvidas modernas


Vivemos em sociedade e somos obrigados a respeitar regrinhas básicas de etiqueta para termos uma convivência agradável com amigos e colegas de trabalho.
Encontrei este artigo ontem e achei interessante repassar para quem tenha alguma dúvida nas questões abaixo esclarecê-las e ficar afinadinho no dia a dia.

Para fumar hoje em qualquer ambiente é complicado,tem que procurar o lugar apropriado para não incomodar os não fumantes, eu sou uma delas, coisa chata era você estar saboreando um prato delicioso e aquela fumaça horrível no meu nariz rs,sr,rs, ainda bem que hoje isto não acontece mais e quem fumava dentro do avião? Os fumantes que me desculpem mas era um absurdo as companhias aéreas permitirem isto,ambiente lacrado e aquele fumacê, não dá!

Dia feliz para todos.

___________________________________________________________________________


Etiqueta: especialista responde a dúvidas modernas

No mundo moderno, algumas regras de conduta são novas. GNT imaginou situações saia-justa e a consultora Vanessa Barone respondeu. Confira:

É preciso perguntar se as pessoas são vegetarianas antes de convidá-las para um jantar?
Para não deixar o seu convidado com fome em um jantar, pergunte antes o que ele gosta ou pode comer. “Jantares são convites mais íntimos. Da parte de quem convida, é bom perguntar. Se não, o convidado deve avisar. Mas é bom o anfitrião perguntar, porque às vezes os convidados também podem ter restrições na alimentação”.

Estou de dieta e fui convidada para um jantar. O que faço?
Tome cuidado para não fazer desfeita. “Pode comer um pouquinho, ou tomar um pouquinho de bebida”, explica. Qualquer dieta pressupõe exceções.

Como convidar seus amigos que estão separados?
“O ideal é abrir o jogo no convite e deixar a opção de ir ou não aos convidados. E nada de falar para não levar o novo namorado. Deve deixá-los à vontade”.

Tenho filhos pequenos e fui convidada para um evento. Posso levá-los?
“É delicado perguntar se é adequado levar crianças”.

Fumo. E agora?
“O fumante tem sempre que perguntar se pode acender o cigarro, e quem está recebendo deve deixar claro os locais permitidos”. Por mais que o anfitrião possa restringir os ambientes com cigarro, deve deixar os seus convidados confortáveis. Disponibilizar cinzeiros ou reservar um espaço agradável para o fumante.

Tenho um cão pequeno que é uma graça. Posso deixá-lo solto num jantar?
Nem todas as pessoas gostam de animais de estimação. “O ideal é prendê-los, já que não se tem a garantia de que a pessoa gosta do animal e nem de que o animal gosta do convidado”.

Posso atender o celular durante um jantar?
Durante as refeições ou em reuniões, só em casos emergenciais. “Se realmente precisar interromper um jantar ou uma reunião para atender ao telefone, é delicado avisar antes que está esperando ligações. Ao atender, peça licença, saia da mesa para não incomodar as pessoas que estão em volta e vá para um canto mais reservado”.

Recebi uma mensagem linda pela internet. Posso repassar?
Os e-mails também exigem etiqueta. ”Não dá mais para enviar e-mails inúteis. Hoje recebemos mais e-mails do que conseguimos ler, e mandar muitas mensagens é falta de educação”. Tenha em mente para quais pessoas – e o grau de intimidade que você tem com elas – que pode mandar mensagens menos importantes.

FONTE: http://gnt.globo.com/comportamento/dicas/Etiqueta--especialista-responde-a-duvidas-modernas.shtml

2 comentários:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Muito interessante e de grande ajuda. Gostei. Muitas pessoas deveriam ler.
O meu e-mail fica abarrotado de mensagens de auto- ajuda... muitas são repetidas, várias vezes... Isso ENCHE...
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

r,sr,sr,sr,sr,vc tem razão Vera, as vezes saio deletando zilhões pq enviam cada coisa que nem Jesus entenderia a finalidade do mesmo rs,sr,sr,sr encheeeeeee mesmoooo rs,sr,sr,sr bjs querida