domingo, 13 de novembro de 2011

A Paz chega a Rocinha!



Esta é a vista magnífica que os moradores da Rocinha tem de suas casas, toda a área de São Conrado.

Hoje é um dia de muita alegria para os moradores da Rocinha e também de todos que residem em São Conrado, uma das áreas nobres do Rio de Janeiro que há anos vinha sofrendo com constantes tiroteios, assaltos a residências, comércio do bairro, enorme desvalorização dos imóveis, a polícia entrou sem tiros e já tomou conta deste local que passou por maus momentos.
Certamente os moradores estão comemorando a prisão do Nem que comandou durante seis anos o tráfico dentro desta comunidade, ninguém que vive num lugar como este dorme tranquilo mas de hoje em diante isto vai mudar.

A Rocinha é considerada a maior favela da América Latina, ali será instalada a 19ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio.

Ela fica entre os bairros da Gávea e de São Conrado, na Zona Sul do Rio, a comunidade tem atualmente, 69,3 mil moradores, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 34.212 são homens, e 35.144 mulheres.

O número de residências também é grande e vem crescendo nos últimos anos: passou de 16.999, em 2000, para 23.404, em 2010, com média de 2,96 moradores por residência. Por outro lado, a área ocupada pela comunidade, que era de 874.612 m², em 2009, caiu para 864.052 m², segundo o Instituto Pereira Passos (IPP).

Ali estão instaladas mais de cem lojas, tem 3 escolas e 3 creches municipais, 1 Ciep, 11 unidades de saúde, um centro de assistência social e duas praças, e está na terceira fase do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Rocinha é a região administrativa da cidade com a população com menor nível de escolaridade entre todas do município do Rio de Janeiro.

Vista aérea de S. Conrado , ao fundo a Rocinha.

Parabenizamos toda a polícia pelo excelente trabalho e temos certeza que de hoje em diante todos os moradores da Rocinha e de São Conrado viverão dias de Paz e tranquilidade.

Fotos GOOGLE

2 comentários:

Vera do sullllllll disse...

Olá!
Parabéns!!!! Este gaucho Secretário da Segurança trabalha hein???
Os demais estados deveriam seguir este exemplo...
Acho que o usuário deveria ser penalizado , pois sem ele não existiria o traficante...
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

Barrrrrrrrbaridade guria, este cara é milllllll como dizem na gíria é "sangue bom" rs,rs,sr,rs...
Concordo com vc Sabidinha do Sullll, acho que o usuário deveria ser punido com certeza pq sem ele nadaaa disse aconteceria, p quem eles venderiam não é mesmo?
Estamos todos torcendo que realmente o Rio volte a ser o RIO DE PAZ, nós merecemos! Linda semana para vc querida beijinhossssssss