quarta-feira, 27 de junho de 2012

Lábios de veludo


Especialistas dão dicas de como manter a saúde e boa aparência dos lábios no inverno

Com a queda das temperaturas, não é só a pele do rosto que sofre com os efeitos nocivos do vento e do frio. Apesar da pouca atenção dada, os lábios também tendem a ficar rachados e secos com a chegada do inverno. Cuidados como o uso regular de hidratante, máscaras esfoliantes e até uma dieta equilibrada podem ajudar a deixar a sua boca com uma aparência saudável e muito mais bonita. A seguir, confira oito dicas preparadas por especialistas gabaritadas no assunto.

01) Como estamos muito próximos da chegada do inverno, a pele dos seus lábios já pode estar sentindo os efeitos do frio e do vento. Seus lábios já podem estar secos e rachados. "Para evitar que isto aconteça, é preciso aplicar um hidratante suave e espesso nos lábios, durante o dia e à noite, para servir como uma camada de proteção entre a boca e o vento áspero e seco do meio ambiente. Especialmente importante é lembrar de passar o hidratante labial na hora de dormir, porque quando você dorme com o nariz entupido (algo muito comum no inverno), provavelmente seus lábios ficarão mais secos no dia seguinte, devido à respiração pela boca que você fará durante toda a noite”, recomenda a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do CDE – Centro de Dermatologia e Estética.

02) Durante o inverno, o ideal é escolher um batom ou um protetor labial com uma textura mais grossa, o que significa que vai ser mais difícil esfregá-lo ou lambê-lo acidentalmente. “Há também as ceras protetoras para lábios, sem fragrância ou gosto que possam irritar a pele. O melhor é ignorar qualquer produto com muitos conservantes ou produtos químicos. Ingredientes naturais são muito eficazes, tais como o cacau, a manteiga de karité ou o óleo de abacate”, indica a dermatologista.

03) Mesmo durante o inverno, a proteção solar labial também é essencial e não pode ser deixada de lado. Portanto, o ideal é optar, durante o dia, por um hidratante labial com FPS existente no mercado.

04) Você pode suavizar a sensação de secura nos lábios, aplicando um esfoliante natural e caseiro. “Misture partes iguais de açúcar refinado com óleo de abacate ou abacate propriamente. Em seguida, passe esta mistura com os dedos suavemente sobre os lábios.Seja gentil, não faça força, pois a pele desta região é muito sensível”, ensina Cristine Carvalho, que também é chefe do Departamento de Fototerapia do Curso de Pós-Graduação em Dermatologia da Fundação Pele Saudável, Instituto BWS.

05) Depois da esfoliação, aplique uma máscara caseira de hidratação. “Você pode misturar abacate, iogurte e mel. Em seguida, use o dedo mindinho para aplicar uma camada fina sobre os lábios. Deixe a máscara por uns 10 minutos antes de enxaguá-la”, explica a diretora do CDE.

06) Quando os lábios estão secos, pode ser incrivelmente tentadora a “solução mais fácil”: lamber os lábios... “Mas é preciso resistir. O melhor tratamento é nunca lamber os lábios ressecados, nem molhá-los com a língua. Isso só facilita que a umidade adicional se evapore rapidamente, o que deixa os lábios ainda mais secos. Para estes momentos, é bom manter um batom claro à mão, útil para que você possa colocá-lo antes de ceder à tentação de dar uma lambida”, diz a médica.

07) "Uma dieta saudável também contribui para a boa hidratação da pele. É preciso consumir com equilíbrio gorduras e óleos saudáveis para manter a pele, os lábios, os cabelos e as unhas menos secos. Salmão, abacate e azeite de oliva, além de muita água ajudam a manter os lábios hidratados”, reforça Cristine Carvalho.

08) “Para lábios saudáveis e hidratados, beijar é fundamental. Beije muitas vezes”, aconselha a dermatologista.

Fonte:http://maisde50.com.br/

2 comentários:

Betty Gaeta disse...

Oi Ro,
Eu sou viciada em batons, desde novinha, então meus lábios não ressecam nunca! Só não me adaptei com os batons mates, pois estes já são ressecados por si só.
xoxo

Gosto disto!

Rosana Soares Brigagão disse...

Eu tbém Betty não saio jamaisssssssss sem batom, amoooooooo amoooooooo!Posso ir só até a portaria do prédio que passo batom rs,sr,rs meus lábios tb estão sempre protegidos beijinsssss