sexta-feira, 1 de junho de 2012

Escola - Rubem Alves


Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Rubem Alves

Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/rubem_alves/

4 comentários:

Emília Pinto disse...

Hoje comemora-se aqui o dia da criança e no resto da Europa também. Por isso vem muito a propósito o teu post. A escola tem que ser um lugar onde as crianças se sintam seguras, livres e aprendam a voar sozinhas com autoconfança. Ensinar não só o que vem nos livros, mas principalmente ensiná-los, juntamente com os pais a serem verdadeiros cidadãos é o que se espera de uma verdadeira escola. Gosto muito de Rubem Alves. Em Fevereiro postei uma mensagem muito bonita deste Senhor no Começar de Novo, O Tempo corre. Está muito interessante. Um beijinho e até breve. Um bom fim de semana
Mila

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
O texto é lindo. Sou de um tempo em que educar era cortar asas e as minhas foram bem aparadas. Mas assas crescem...
Beijos 1000 e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Unknown disse...

Educar não é "podar". Estimular em cada um a capacidade de inventar seu caminho, com criatividade e responsabilidade deveria ser a meta.

Vera do sullllll disse...

Olá!
Lindo e utópico esse texto.
Rubens Alves era um grande pensador e sonhador... Que bom se fosse realizável!
Bjs