quarta-feira, 30 de maio de 2012

31 de Maio Dia Mundial sem Tabaco


Trouxe este artigo muito esclarecedor para quem ainda tem dúvidas sobre o mal que o tabaco causa a saúde de quem fuma e daqueles que convivem com fumantes.

Digo e repito sempre "nossa saúde é nosso maior tesouro", não há dinheiro no mundo que traga de volta sua saúde, cuide antes que seja tarde.

_________________________________________________________________

Camilla França NOTÍCIAS - Saúde

Cardiologista alerta sobre as doenças do coração causadas pelo tabagismo

O 31 de maio é marcado como o Dia Mundial Sem Tabaco. Um estudo realizado pelo Banco Mundial estimou que o tabagismo resulta em uma perda global de US$ 200 bilhões por ano em função de mortes prematuras, incapacitação, adoecimento, aposentadorias precoces e de faltas ao trabalho, sendo que aproximadamente a metade deste montante ocorre em países em desenvolvimento. No Brasil, a arrecadação de impostos provenientes do tabaco é bastante significativa para a economia do país. No entanto, os gastos sociais determinados pelo consumo de cigarros superam, em muito, esta arrecadação.

Segundo Alexandre Cury, cardiologista do Bronstein Medicina Diagnóstica, o tabaco é o principal fator de risco evitável para as doenças cardiovasculares. O fumo aumenta em até 300% o risco de um ataque cardíaco, além de provocar inúmeras outras doenças, como o câncer. O Brasil tem 35 milhões de fumantes e 80 mil pessoas morrem precocemente todos os anos por causa do cigarro. Segundo estudos internacionais, o tabaco mata um em cada dois usuários. “A proibição total e abrangente, como a lei antifumo aprovada em 2010, pode contribuir na redução do consumo de tabaco e evitar também os efeitos do fumo passivo”, analisa o especialista.

Cury explica que o fumante passivo, ou seja, aquele que não fuma, mas está próximo de um fumante, tem contato direto com 30 substâncias cancerígenas, presentes na fumaça do cigarro. O fumo passivo é responsável por 40% dos infartos, matando seis pessoas por dia no Brasil e causando, ainda, 30% de cânceres de pulmão, entre outras doenças.

Segundo o cardiologista, alguns mitos sobre o cigarro devem ser debatidos. “O primeiro é que não há diferenças nos riscos à saúde entre as diferentes marcas de cigarro, nem entre os supostos cigarros com alto e baixo teor de nicotina”, revela. O médico também lembra que não existem níveis seguros para o consumo de alcatrão, monóxido de carbono e nicotina. Os cigarros são os únicos produtos de consumo no mercado que matam seus consumidores regulares ao serem consumidos.

Cury também alerta que os fumantes adultos, em grande parte, estão morrendo e/ou adoecendo devido a doenças causadas pelo cigarro ou estão parando de fumar. A indústria do tabaco, então, tenta captar novos fumantes entre os jovens através de propaganda enganosa, que serão seus futuros clientes nos próximos 25 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é uma doença pediátrica, pois quase 90% dos fumantes regulares começam a fumar antes dos 18 anos de idade.

Para o cardiologista, parar de fumar é uma decisão pessoal e intransferível. Por isso, o especialista alerta sobre o que o cigarro pode causar na vida do fumante:

- a fumaça do cigarro possui 4.720 substâncias químicas nocivas, sendo que pelo menos 60 delas são reconhecidamente cancerígenas, além de irritantes e tóxicas ao pulmão;

- fumar causa impotência sexual;

- crianças que convivem com fumantes têm mais asma, pneumonia, sinusite e alergia;

- fumar causa doença vascular que pode levar à amputação de dedos e pernas;

- ao fumar você inala arsênico e naftalina, também usados como veneno de ratos e baratas;

- fumar causa câncer de laringe, câncer de pulmão, câncer de boca, entre outros;

- em gestantes fumar causa partos prematuros, aborto espontâneo e o nascimento de crianças de baixo peso;

- o uso de tabaco obstrui as artérias, dificulta a circulação do sangue, leva ao enfisema pulmonar, à perda dos dentes e causa morte por doenças do coração.

Para Cury, os principais benefícios ao parar de fumar são: após vinte minutos a pressão sanguínea e pulsação voltam ao normal; após oito horas o nível de oxigênio se normaliza; após dois dias o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor os alimentos; após três semanas a respiração fica mais fácil e a circulação melhora; após cinco a dez anos o risco de sofrer infarto será próximo ao de uma pessoa que nunca fumou.O médico também dá os seguintes aconselhamentos para quem quer parar de fumar:

- atentar para sintomas de abstinência e depressão, frequentes na primeira semana e que diminuem nas próximas três a quatro semanas;

- se houver ganho de peso, lembrar que o benefício de parar de fumar é maior que o ganho de peso e que a alimentação adequada e atividade física podem ajudar;

- tomar água no desejo de fumar, ingerindo dois copos;

- exercício físico é obrigatório, pois libera endorfinas, substâncias que aumentam a disposição e a sensação de bem-estar;

- eliminar cinzeiros e isqueiros de casa e local de trabalho.

- tente sempre trabalhar o seguinte pensamento: um cigarro só vai fazer mal, pois se fumar um cigarro você pode colocar tudo a perder.

8 comentários:

Luxo de Pink disse...

Eu apoioooo!!! Odeio cigarro!

Vem conhecer meu blog tb! Sou Consultora de Imagem e Estilo e dou várias dicas de moda;)
Vou adorar sua visita!!!

http://luxodepink.blogspot.com.br/

Bjinhosss

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
Estou há 6 anos sem cigarro, mas sou tabagista, tenho dependência química. Não posso nem chegar perto para não correr o risco de voltar a fumar.
Beijos 1000 e uma 5ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

Rosana Soares Brigagão disse...

Betty querida mantenha-se bemmmmmmmm longe p não retornar a este veneno, maravilha vc ter conseguido já estar tanto tempo, continue assim, VITÓRIAAAAAAAA!
Beijins beijinsssss

Rosana Soares Brigagão disse...

BOm dia Luxo de Pink é sempre muito bom fazer novos amigos, irei sim conhecer o seu blog, aguarde minha visitinha.
Tenha um dia super feliz beijins beijins

Estilo Hedónico disse...

Grande POST!!!!

http://estilohedonico.blogspot.pt/

xoxo

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Olá Rosana. Hoje vim agradecer-te a visita que fizeste ao Começar de Novo. Espero que tenhas gostado e ue voltes sempre. Como deves ter calculado, vivi muitos anos no Brasil e os meus filhos são brasileiros; Estou agora em Portugal, mas vou muito ao Brasil, pois os meus pais e irmão ficaram lá. Vivi em Guaratinguetá, pertinho de Aparecida do Norte. Já sou avó de um menino de 5 e uma menina de 2. Tenho 2 filhos, um rapaz de 35 anos, pai dos meus netos e uma filha de 30 que ainda vive comigo,Criei o Começar de Novo com uma amiga, a Hermínia e numa semana publico eu e noutra ela: E estão feitas as apresentações e com o tempo com certeza nos vamos conhecendo melhor. Fica bem, amiga e até breve. Um beijinho
Emília

Emília Pinto e Hermínia Lopes disse...

Rosana, voltei aqui, porque fui visitar o blog da Rosário e vi que se conheciam. Conheci a Rosário em Guaratinguetá, quando as meninas dela eram pequenas, Depois voltei para Portugal e nunca mais a vi. Já quanado ela estava doente soube por uma amiga comum que tinha um blog e começámos a conversar através dele. Há 3 anos fui ao Brasil e fui visitá-la a S.Paulo. Depois nunca mais a vi. Também frequentava o blog da Eliane que nos deixou há muito.Poi é..afinal já temos algo em comum. No blog da Rosário eu sou a Mila; lá no Brasil era assim que todos me tratavam; aqui sou Emília. Um beijinho, amiga!
mila ou Emília, omo preferir

Rosana Soares Brigagão disse...

Milaaa bem que eu achei que te conhecia mas não lembrava de onde, Eliane e eu éramos inseparáveis, morávamos pertinho e eu estava diariamentee no blog dela como DRAGÃO, PAPOULA, BOLERÃO, MENINA DA VALSA, estás lembrada?
Estou super feliz te der ido visitar seu blog assim do nada, coisas do Céu, Lili e Rosário agora estão no Céu em paz,sem sofrimento.
Lili faleceu em 2 de maio de 2011 depois de mta luta/ sofrimento, estive junto até o final,uma GRANDE E QUERIDA AMIGA e a Rosário nos ocnhecemos no blog da Lili mas depois ela veio ao Rio e a amizade fortaleceu, cresceu, partiu tbém, sofreu demaissss tadinha, as duas foram grandes guerreiras e deixaram exemplos p todas nós.
Por acasco vc é do grupo que fez uma homenagem a Lili, mandaram fotos e tudo mais???
Seja mto bem vinda, estou superrrr feliz por nossos caminhos terem se cruzado e tenho certeza que NÃO FOI POR ACASO, grande beijo querida, apareça sempre viu? bjks bjks