quinta-feira, 26 de maio de 2011

Você já foi Síndico?


Minha participação em reuniões de condomínio teve início em 1978 quando perdi meu pai com um infarto fulminante.
Mamãe, eu e minha irmã que era menorde idade nos sentimos literalmente "ceguinhas perdidas no meio do mundo", afffffffff como foi difícil tirar as pedras que surgiram pelos caminhos da vida mas tiramos!

Meu pai era um homem magnífico em todos os sentidos mas nos mimou muito, quando partiu, nossa vida virou de ponta cabeça.
Digo sempre a todos, mimem suas famílias mas ensinem a viver a vida real para que não fiquem perdidos caso você parta repentinamente.É muito difícil para quem fica, viu?

E foi assim que comecei a frequentar as reuniões do condomínio onde residíamos, tem coisa mais chata? Não tem mas todos devemos participar porque são assuntos que vão mexer nos nossos bolsos , quando um chato começar com blá,blá,blá diga: Senhor/a me desculpe mas este assunto não consta da pauta, peço que aguarde Assuntos Gerais, normalmente funciona e você pára de ouvir baboseiras.
Naquela época jamais me imaginei síndica mas comecei a ler tudo que se relaciona a condomínio e administração de edifícios para conhecer bem nossos direitos e obrigações e a primeira coisa que fiz questão de ler foi a Convenção e o Regimento Interno de onde residia.
O Síndico era um militar ( vocês podem imaginar como era chato ) achava que estava no quartel e que éramos seus soldados para lamber o chão caso ele desse uma ordem louca como essa rs,sr,rs,sr até que um dia levou um soco de um morador e todos nós aplaudimos rs,rs,rs,rs...
A mãe desse senhor residia no edifício, ele foi visitá-la e pediu autorização para entrar na garagem para pegá-la mas foi aí que tudo começou, resolveu limpar seu carro e O SÍNDICO chatonildo apareceu com máquinha fotográfica nas mãos. Foi fotografar o rapaz que não fazia nada demais, passava o aspirador no carro e o síndico começou a fotografar porque iria multar, ele estava infringindo isto e aquilo e o rapaz não conversou, quase dois metros de altura por quatro de largura deu-lhe um socão que até hoje ele deve estar tentando se levantar e juntar os cacos de sua máquina rs,rs,sr,rs...com esse nunca mais falou e ficou bem quietinho mas aí sobrou para mim que estava com meus dois meninos pequenos e no prédio haviam mais ou menos umas trinta e tantas crianças fora os amigos da vizinhança que estavam lá o dia todo jogando bola na quadra,brincando no play e no jardim, vou ter que fazer vários posts porque tenho muitos bons causos para contar dessa inesquecível e divertida época da minha vida.

Um belo dia bate em casa e me diz o seguinte: D. Rosana, seus meninos e amigos sobem e descem o dia inteiro no elevador isto não pode continuar.
Pensei, pensei chamei meus meninos e cia pedi a todos que usassem menos o elevador e quando não fossem para a casa dos amigos nos andares mais altos usassem a escada para evitar reclamações, aceitaram numa boa.
Mas estão pensando que acabou??? Nãoooo, quando menos espero lá está O Síndico novamente tocando minha campainha para dizer que não paravam de subir e descer as escadas aíii meu sangue de Brigagão borbulhou e disse a ele: Sr. Raphael (com PH pode?)atendi sua primeira solicitação mas agora o senhor vai ter que decidir se vão de elevador ou pela escada porque as crianças do prédio todas tem defeito físico, nenhuma delas nasceu com ASAS portanto, decida-se!rs,rs,sr,sr me olhou muito carrancudo tomou seu caminho sem dizer mais nada e dava para falar mais o que não é mesmo? rs,sr,rs,...outro dia continuo com "os causos" porque são inúmeros, este assunto dá um ótimo e divertido livro.

Muitas pessoas assumem um condomínio achando que vão "brincar de casinha" e não é assim, as leis são muito rigorosas, o síndico tem uma coisinha chamada "responsabilidade civil" , tem que conhecer a fundo para não cometer erros e causar prejuízos aos condôminos e a ele próprio.
Sempre que tenho dúvida sobre qualquer assunto ligo para os advogados que nos atendem para evitar problemas.
Fiz todos os cursos que o SECOVI oferece que são excelentes e Síndicos deveriam fazer para saber o que é e como administrar bem um condomínio!
Tenho muitos livros para consulta e vários amigos que também toparam esta missão nada fácil mas que nos traz também muitas alegrias e realizações.

Meus pais me ensinaram a ter amor por tudo que eu fizer e estudar a fundo o assunto para em qualquer debate me sair bem e assim o fiz.

Quando resolvi em 2000 assumir a sindicância do meu prédio não aguentava mais viver com aqueles corredores pintados de cinza (cor dos quartéis da PM), porteiro de chinelo , pano de chão no ombro, fumando pelos corredores, etc, pensei, vou deixar este prédio IRRECONHECÍVEL e com a ajuda de Deus, dos moradores, de uma boa administradora, de bons funcionários, bons advogados e por minha vontade de acertar , consegui!
Sou Síndica até hoje com muitas Vitórias mas sempre respeitando moradores e principalmente as leis que regulam os condomínios.

Por hoje um último "causo" para vocês se divertirem: meu funcionário chega muito sério para falar comigo e solta esta "pérola", usarei nomes fictícios para evitar problemas futuros ok?
- D. Rosana, a D. Lambisgóia pediu para avisar a senhora que baratas voadoras estão entrando na casa dela.
O que você faz diante de uma "reclamação" como esta???
Alguém sabe me dizer como fazer Dedetização Aérea??? só rindo,dei a sugestão dela colocar tela na janela para evitar "visitas indesejáveis" era só o que eu poderia fazer.

Essa função exige muita paciência, respeito de ambas as partes,amor pelo que faz, saber que nunca você conseguirá agradar 100% porque nem Jesus conseguiu mas tem que haver HONESTIDADE, capricho porque tudo ali pertence a todos nós proprietários e os bons resultados serão a alegria da comunidade.
Voltarei outras vezes porque esse assunto é vasto e com muita coisa interessante para passar a galera do blog.

Inté mais, dia azulzimmm procês tudim.

7 comentários:

Helga disse...

Hahahahahahahahahahahha, morri de rir com o "defeito físico" das crianças que não tem asas, muito legal, adorei!
Ro, será que eu posso fazer uma perguntinha a você? Se achar que não pode ou não quer responder, tudo bem, eu vou entender, mas eu queria muito saber se a Eliane soube antes de falecer que o amado Shiro dela havia partido no dia anterior.
Pergunto pq ela falou no blog que não queria ir antes dele de jeito nenhum, que havia inclusive pedido a Deus isto.
Beijão, tenha uma linda quinta-feira.

Rosana Soares Brigagão disse...

Oi querida, bom te ver por aqui.
Helga, ela partiu sem saber pq foi internada no sábado à tarde sendo sedada , sabia que ele estava internado mas não soube de sua partida e certamente ficou mto feliz quando o viu abanando seu rabinho esperando por ela nos portões do Céu.
Ontem a veterinária dos pets do meu filho ficou impressionada com o que contei a ela sobre a ligação dos dois, depois te conto melhor.
Deus atendeu todos os últimos desejos dela, foi impressionante viu?
Linda tarde para vc tb, INTÉ queridoca.

Rosana Soares Brigagão disse...

Helga, envie seu email p o meu, vou te enviar uma SURPRESINHA da Lili, sei que vai curtir e guardar para sempre, beijinsssssss

Teresa, vizinha disse...

Ro, no meu prédio a síndioca é um 0 à esquerda. Me dá nervoso ver a apatia dela, a displicência, o pouco caso. Sou mestra em por anotações no caderno de reclamações . Tá tudo lá mas nada acontece. Quer vir pra cá ????
Eu não teria paciência pra lidar com os egos dos moradores. Vc encontra de tudo e o pior, tudo no mesmo prédio. Encontra no elevador, no jardim, na portaria, na porta da sua casa... não quero isso pra mim. Uma pena cada um de nós não ter noção de como se portar. Sera bem mais fácil !

Rosana Soares Brigagão disse...

Assim como o seu Vizinha tem muitos outros no Rio que os síndicos não estão nem aí p nada mas cobram um ótimo pro labore, isso não esquecem!
Se precisar de qq coisa sabe onde me encontrar,viu?
Linda noite, biejinssssssssssssssssss

Airsoft Rio disse...

Maezinha, vc é demais. Seu blog é tudo!!!Parabéns. Te amooo. Deus te abençoe.

Rosana Soares Brigagão disse...

Filhão querido, obrigada pelo carinho, Deus me abençoou com vc e seu irmão, não poderia ter filhos melhores, AMO VOCÊ!
Sua opinião é importantíssima para mim, merci.