terça-feira, 29 de maio de 2012

Cuidados com os seus travesseiros

Você e seu travesseiro merecem cuidados!


Veja como sua saúde é relacionada à do seu travesseiro.                                                       


Não é recomendável a posição "de barriga para baixo", pois há torção do pescoço para um dos lados e causa problemas lombares
O travesseiro não é apenas um complemento para dormir, mas sim, peça fundamental para se ter um bom sono. Um travesseiro indevido, seja ele velho demais, mal cuidado, ou mesmo inadequado para a posição em que se dorme, acarreta uma série de problemas como dores por todo o tronco e noites mal dormidas, o que afeta também seu desempenho escolar e profissional.
 
Para desempenhar sua função corretamente, o travesseiro tem que servir de compensador, evitando que o peso da cabeça force a coluna cervical. O ideal é que ele preencha a distaâcia entre a cabeça e o ombro. Ao adotar uma postura para dormir, deve-se buscar a posição mais confortável, que permita o relaxamento total dos músculos por toda noite.
 
Dicas importantes de sono 
O ideal é dormir de lado com o travesseiro certo e também com joelhos flexionados e tendo um apoio entre eles, para evitar atrito. É comum e saudável trocar de posição durante o sono, assim alivia a pressão na parte do corpo que está em contato com o colchão.
 
Para quem dorme de “barriga pra cima”, o mais indicado são os travesseiros baixos, para evitar que o pescoço fique muito flexionado. É importante também nessa posição, que os joelhos fiquem semi flexionados, com um apoio entre eles e o colchão, para que haja maior descanso da coluna.
 
Não é recomendável a posição “de barriga para baixo”, pois há torção do pescoço para um dos lados e causa problemas lombares. Porém, se não houver outro modo em que seja possível dormir, deve-se ter um travesseiro baixo e outro embaixo do quadril.
 
Lavagem de travesseiros 
Apesar de existir travesseiros laváveis, há muitos enganos sobre como deve ser o processo e até mesmo se é realmente necessário lavar. Só se deve fazê-lo, se a secagem completa for garantida, pois os travesseiros são feitos de materiais porosos, que retem muita água, e que ficam úmidos por dentro, mesmo superficialmente secos.
 
Com o uso, o travesseiro vai adquirindo uma grande quantidade de umidade, gordura, pele descamada, suor, saliva, lágrimas, corizas e outros materiais orgânicos que encontram no interior deles um ambiente úmido, escuro e quente, próprio para proliferação.
 
Porém todos estes organismos agem num equilíbrio biológico. Se lavar o travesseiro, elimina parte dos microorganismos, o que ajuda na multiplicação descontrolada dos que ficaram.
 
Piorando, algumas pessoas têm o costume de expor o travesseiro ao sol, fazendo com que seu ambiente interno esquente e permaneça úmido, potencializando a multiplicação das bactérias, o que é altamente alérgico.
 
Os raios solares eliminam os microorganismos que ficam em superfícies expostas. Por isso todos têm o costume de expor roupas e tecidos ao sol, para eliminar odores e mofo. Mas expor travesseiros ao sol é um grande engano. O ideal é sempre arejar e ventilá-lo em local de luz indireta. Esta medida aumenta a durabilidade e saúde do travesseiro.

Fonte: YAHOO SAÚDE

7 comentários:

Silvinha disse...

Ótimas dicas RÔ!
Sua Casinha é uma delícia, gosto muito de passar por aqui.
Abração
Silvinha

Betty Gaeta disse...

Oi Rosana,
Nunca lavei travesseiros! Troco de tempos em tempos, mas o meu marido tem um, que eu chamo de "fedegoso", do qual não abre mão. Está um lixo e ele leva até em viagens internacionais!
Beijos 1000 e uma 3ª-feira maravilhosa para vc.

www.gosto-disto.com

NA PISTA COM ELES ... disse...

Muito bom o post......adorei....bjsssss

Clê disse...

Os meus já passaram do temp-o de troca, apesar de ser muito cuidadosa em areja-los!bjns
cadernocolorido.blogspot.com

Cristina disse...

Ro
Confesso que eu já lavei travesseiro sim e achava que era correto fazê-lo, de tempos em tempos eu troco e não é que seu post me lembrou que tá na hora de compar novos? Rs..Obrigada pelas dicas viu? Um grande abraço e ótima semana!

Vera do sullllll disse...

Olá!
Já tentei lavar, não gostei, agora uma vez no ano troco ... faço reaproveitamento das espumas, depois de lavadas e afofadas coloco em almofadas,ou faço doação para que as mulheres que fazem ededrons para o inverno reaproveitem. Você sabia que elas usam os filtros do cigarros ( novos) que tem defeito abrem e aproveitam.. Acho isso muito bom. Assim as pessoas sem recurso recebem os ededrons e não passam frio. O tecido quem dá é a prefeitura, elas montam, costuram e depois levam para casa quantos ededrons elas precisam, um para cada familiar.
Bjs

Rosana Soares Brigagão disse...

Boa noite queridas, que delícia chegar aqui e encontrar seus recadinhos.

Eu sempre coloquei os meus no sol mas lavar não mas Betty também tenho A FEDEGOSA viu? rs,sr,sr,sr,sr não me desfaço dele porrrrrrr nadaaaaaaa, troco os outros uma vez por ano.

Vera mto interessante este trabalho aí no sul, amei!

Maricota alegria IMENSAAAAAAAA te ver por aqui viu?

Beijinhos para todas e vamos cuidando dos nossos travesseirinhos para evitar problemas alérgicos.