quarta-feira, 1 de junho de 2011

Chegou o mês que adoro, Festas Juninas que delícia!


Bom dia amigos, estou abrindo os portões do " Arraiá da Vovó Ro " para as festanças juninas, adoro estas festas alegres, coloridas, comidinhas e doces maravilhosos, vestidos de chitas lindas,  pra mim depois dessa festa só o Natal me fascina tanto.

Quando era pequena morava numa pequena rua sem saída em Santa Teresa - RJ onde todos se conheciam, era uma grande família e tudo, absolutamente tudo se comemorava na rua.
Tempos bons onde não se ouvia a palavra violência e podíamos brincar soltas, saltitantes sem nenhum problema.

Nesta época nossos pais se reuniam e organizavam a festa junina, mulheres ficavam responsáveis pelas guloseimas, brincadeiras, recolher as prendas para as barraquinhas, pelos nossos lindos vestidinhos de chitas coloridas e os homens o serviço pesado de armar as barraquinhas , pendurar as bandeirinhas que nós recortávamos porque naquela época não era como hoje que já vem prontas nos pacotinhos, coisa mais sem graça, vocês não acham?

Me lembro que compravam montes de folhas coloridas, sentávamos no chão cada uma com sua tesourinha sem ponta e lá íamos nós todas felizes recortando dúzias e mais dúzias de bandeirinhas para deixar nossa rua uma belezura de arraiá. Depois nossas mães preparavam aquela cola com farinha, amarravam os barbantes nos postes e nós com as mãozinhas toda melada colando as bandeirinhas felizes da vida, que tempo bom!
Ao lado do prédio onde eu morava havia um terreno baldio e o dono autorizava a limpeza e ali eram montada uma belíssima fogueira onde assavam milho, batata doce e onde dançavam a quadrilha, eram noites maravilhosas com muita música e alegria.



Mas o melhor dia mesmo era quando eu ia experimentar meu lindo vestido de chita que minha mãe fazia com o maior capricho com rendinhas, sinhaninhas, chapéu também todo enfeitado e claro, uma bela anágua (vocês sabem o que é uma Anágua??) para armar o vestido, to ficando véia mesmo rs,sr,sr, falar de anágua é dos tempos da vovó mesmo rs,sr,rs... pena que naquela época não haviam máquinas digitais e aí eu teria montes de fotos para mostrar para vocês, essa fico devendo.

Meu pai era o responsável pelo Quentão, que cheiro delicioso tinha mas não me deixavam molhar nem o dedinho para saber o gosto que tinha, ficava danada da vida , só me restava mesmo no perfume delicioso que exalava daquele panelão enorme , era a "estrela da noite" para os homens e algumas senhoras também se esbaldavam , ficavam tão animadinhas, só vendo rs,sr,sr.
Aí vinham as comidinhas, doces especialidades de cada uma das comadres, aquela barraquinha era a minha preferida, sempre fui uma formiguinha, adoro doces e ali cocadas, pé de moleque, curau, bolos maravilhosos, canjica, maças do amor enfim só delícias, era muito concorrida esse espaço.


Estas festas estão guardadas na minha memória e no meu coração porque foram anos maravilhosos da minha vida com meus pais, lembro deles na quadrilha dos adultos vestidos a caráter claro, cantando, dançando junto com os amigos, momentos assim ficam para sempre e agradeço muito a eles por terem me proporcionado uma infância tão linda e feliz.
A quadrilha era animada com sanfoneiros contratados e a festa rolava até quase amanhecer o dia, minhas amiguinhas Diana, Eva, Giovana, Nicola, Almir, Sérgio, Maria Helena, Laura e eu curtimos tudo isso durante anos de nossa infância, que sorte a nossa não é mesmo?
E lá vamos nós iniciar o dia cantando: Pula fogueira iaiá, pula fogueira ioiô ... tenho um lindo dia.

6 comentários:

Diana disse...

Tempo bom!!! Com 2 aninhos eu brincava na rua sem nenhum perigo. Maravilhosas lembranças!

Rosana Soares Brigagão disse...

E bota bom nisso, era uma paz e nós ali soltinhas, brincando e sonhando, saudades!

roberto andrade disse...

Simplesmente maravilhoso seu relato, eu também curti isso, pena que hoje esta acabando, tudo feito no improviso esta perdendo a graça.Parabéns

Rosana Soares Brigagão disse...

Roberto, delíciaaaaaaa te encontrar aqui na minha casinha, bom demaissss!
Sempre digo que vivi numa época abençoada, mto feliz, fomos crianças no sentido mais amplo dessa palavra, tínhamos a liberdade de ir e vir sem perigo algum, nossas brincadeiras infantis eram ao ar livre e os coitadinhos de hoje tem que viver cercados de grades , que sorte nós tivemos!
Na próxima visitinha traga minha amada D. Maura para dançarmos um forró no meu arraiá, combinado? Beijinssss beijinsssss

marthalobato disse...

Também curti muito estas festas e brincadeiras na rua ,como bandeirinha ,colado e lenço atrás . Quando conto para filhos e netos dizem logo é a hora da saudade da vovó rsrs. Beijos e parabéns .

Rosana Soares Brigagão disse...

Bom di8a Martha, eles jamais conseguriam avaliar como eram maravilhosas estas festas, só quem como nós teve esta sorte é que sabe como eram maravilhosas, alegres o mais legal era que a família toda participava, no meu colégio as festas eram famosíssimas, vinha gente de tudo q eraq canto do Rio p o Assunção, tempos bons que não voltam mais né mesmo? Lindo finde p vc querida beijinsssssss